Jornal Estado de Minas

AGRESSÃO

Homem negro é agredido por seguranças no Metrô de São Paulo; veja vídeo

Um homem negro foi imobilizado e agredido por dois seguranças do Metrô de São Paulo nesta quarta-feira (20/10). O homem é vendedor ambulante e estava trabalhando na estação Anhangabaú, quando foi violentamente abordado pelos funcionários. 





Como reação a abordagem, o homem cuspiu em um dos funcionários, que o imobilizou e o enforcou com um “mata-leão”. A ação foi filmada e o vídeo viralizou nas redes sociais.

Na filmagem, uma testemunha tenta acalmar o filho do ambulante, um bebê que estava no carrinho. “Moço, calma, não resiste. Seu filho está comigo”, falava. A criança chorava enquanto a mulher gritava para que os seguranças parassem de sufocar o homem. 

Nas redes sociais, o caso foi comparado ao de George Floyd, homem negro, morto sufocado pela polícia dos Estados Unidos, em maio de 2020.



Veja o vídeo: 




Metrô de São Paulo 


Na capital paulista, o comércio dentro dos transportes públicos é proibido. Em nota, o Metrô lamenta o ocorrido e diz que afastou os agentes de segurança para apuração dos fatos.

“Neste caso específico, o infrator causou um tumulto ao tentar impedir uma ação de fiscalização contra o comércio irregular na estação Anhangabaú. Após agredir os funcionários com mordidas e cusparadas, fato confirmado pelo mesmo no depoimento, precisou ser imobilizado para a segurança de todos e encaminhado à Delegacia do Metropolitano, onde foi registrado boletim de ocorrência”, declarou. 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.