(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas STAND UP

MP recebe denúncia contra humorista Murilo Couto por 'piada' com ciclistas

Humorista falou durante uma apresentação, em tom de piada, que concordava com quem "atropela ciclistas"


14/07/2021 13:37

(foto: WILLFOTOGRAFO)
(foto: WILLFOTOGRAFO)

O comentário do humorista Murilo Couto em um show de stand up, e que viralizou no fim de semana, pode render um processo na Justiça. O caso foi denunciado ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) nesta quarta-feira (14/7). Murilo falou durante uma apresentação, em tom de piada, que concordava com quem "atropela ciclistas".

O trecho que viralizou é parte de um vídeo maior que estava em seu canal do YouTube, mas foi retirado do ar depois que o caso repercutiu negativamente. Murilo fala com alguém da plateia e questiona sobre qual esporte o espectador pratica. Quando a resposta é ciclismo, ele começa a fazer comentários sobre a modalidade e dispara: "dou razão ao motorista de ônibus que atropela", justificando que o ciclista atrapalha quem está a 80 km/h.
Após o comentário, o humorista ainda fala sobre como fica irritado quando vê algum praticante do esporte na pista. "Tenho uma raiva quando tá trânsito e vem um ciclista, 'ai é meu direito'. Toma o direito aqui", diz, fazendo o movimento de alusão a bater e jogar para o lado. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. No caso de não haver estes espaços, devem usar a borda direita da pista, no mesmo sentido dos demais veículos.

O comentário foi considerado pela comunidade ciclista uma "piada irresponsável", além de ser caracterizado como incitação ao crime, de acordo com o art.286 do código penal. O responsável pela denuncia é o defensor público Alessandro Tertuliano, que apresentou a queixa como cidadão e praticante da modalidade.



Segundo o servidor, a iniciativa veio através da revolta da classe pela "piada" sobre algo delicado para quem é praticante do esporte. "Sou ciclista amador e pedalo de cinco a seis vezes, toda semana e sinto na pele o perigo que corremos diariamente com motoristas que não gostam de ciclistas como o Murilo Couto", comenta Tertuliano. "Quem não pedala na rua talvez não consiga perceber o porque de tanta indignação. Mas acredite, é super perigoso sair para pedalar, seja em Brasília, seja em qualquer lugar do Brasil", completa o defensor. 

Agora está a cargo do Ministério Público de São Paulo analisar e decidir se o caso deve seguir ou não com a ação penal.

Murilo Couto é conhecido por seu "humor politicamente incorreto". Atualmente ele é comediante do programa The Noite (SBT), apresentado por Danilo Gentilli, e estrela o show solo de stand up comedy - Eu só queria ser um artista amado e respeitado pelo Brasil - onde improvisa músicas e aborda temas intitulados "polêmicos".

O Correio entrou em contato com a assessoria do humorista para um posicionamento sobre o assunto, mas não obteve respostas até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações do artista.

*Estagiária sob supervisão de Hellen Leite


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)