Jornal Estado de Minas

PRESA EM CASA

Homem preso por manter idosa em cárcere privado 'para ela não se infectar'

Policiais da 38ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal prenderam, neste sábado (20/03), um homem de 52 anos, que mantinha a tia, uma idosa de 77 anos, em cárcere privado. Perguntado sobre o porquê de manter a senhora trancada, ele alegou que era 'para evitar que ela saia sem máscara' e 'seja contaminada pelo coronavírus'.





A polícia teve conhecimento da situação após receber uma denúncia anônima de que a senhora estaria sofrendo maus tratos e sendo mantida presa por um homem que vivia com ela. “Ela disse que ficava trancada sempre que o autor saía de casa”, disse o delegado-chefe da 38ª DP, João Ataliba Neto.

Na ocasião, a mulher afirmou não possuir as chaves de casa e que o autor do crime tinha ido à academia. Segundo os policiais, a idosa passava bem, aparentava estar em boas condições de saúde e também afirmou ter sido vacinada contra a COVID-19.

Os parentes da vítima contaram à polícia que o homem sempre deixou a senhora trancada em casa, que ele não trabalhava e vivia com o dinheiro dela. Ela era isolada dos outros familiares e só podia entrar em contato por meio de um telefone fixo, pois o sobrinho também tinha proibido o uso do celular.

O homem foi preso em flagrante pelo crime de cárcere privado em situação de violência doméstica e familiar. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão. A ação fez parte da operação Alten, que significa idosa em alemão.




audima