Jornal Estado de Minas

VACINA RUSSA

Vacinas negociadas por consórcio do Nordeste irão para todo Brasil


As 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, negociadas pelos nove estados do nordeste, o Consórcio Nordeste, devem ser distribuídas para todo o país. A informação foi confirmada neste sábado (13/3) pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do consórcio.





“Aqui nós também tratamos com o Ministério da Saúde e da Advocacia Geral da União dos termos para que a gente mantenha um regramento em que se tenha vacina para todo o Brasil e assim foi acertado com a procuradoria dos estados, equipe jurídica do Ministério e Advocacia Geral da União para que até segunda-feira (15/3) trabalharem as condições de um contrato em que o Ministério entre como interveniente e garanta que as 37 milhões de doses a partir de abril serão para todo o Brasil", declarou o governador.



Após reunião virtual, realizada na manhã deste sábado (13/3), com o Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, com a Advocacia Geral da União, e com o Consórcio Nordeste, ficou acordado que as vacinas integrem o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ainda segundo o governador, a previsão é de que as vacinas sejam entregues entre abril e julho. “As nossas procuradorias estão analisando o contrato para a assinatura na semana que vem.”

A vacina russa desenvolvida pelo Centro Gamaleya, ainda espera aprovação da Anvisa.


audima