Jornal Estado de Minas

DUELO DE GIGANTES

Sleeping Giants e Awake Giants disputam atenção de marcas contra fake news

Dois grupos opositores - Sleeping Giants Brasil e Awake Giants Brasil - empresas que combatem a disseminação de fake news na internet, se enfrentaram nessa terça-feira (06/01). Cada um adota posições políticas diferentes e, por isso, chegam a disputar a atenção das marcas que patrocinam as publicações para alertar sobre discurso de ódio.





O caso em que as empresas se enfrentaram nessa terça-feira (06/01) envolveu o banco Itaú Personnalite. A Sleeping Giants Brasil, grupo conhecido por defender pautas consideradas mais "progressistas", enviou uma mensagem no Twitter da empresa afirmando que o banco estava patrocinando o vídeo de um canal no Youtube que “propaga discurso de ódio e fake news”. No caso, o perfil estava se referindo ao “Terça Livre TV”, que tem mais de um milhão de inscritos.



O Itaú chegou a responder o tuíte. “Por aqui não toleramos discurso de ódio e conteúdos que geram desinformação. Reforçamos ainda mais nossos controles de exposição de marca e seguimos acompanhando de perto este movimento. Estamos atentos”, escreveram.



No entanto, o concorrente do grupo, o Awake Giants Brasil, grupo conservador, rebateu dizendo que “qualquer acusação precisa ser provada”. Em pouco tempo, os internautas também se posicionaram, cada um defendendo o grupo a que mais se identificava.

 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
 

audima