Publicidade

Estado de Minas BrazilCovidfest

Perfil denuncia festas lotadas: 'Glamouroso ser contagiado assim'

A página expõe aglomerações que acontecem em todo o Brasil em meio à pandemia. Nessa quarta (30/12), o Brasil registrou 1.194 mortes pela COVID-19


31/12/2020 14:47 - atualizado 31/12/2020 18:05

Festas são denunciadas em perfil do Twitter e Instagram(foto: Reprodução/Instagram )
Festas são denunciadas em perfil do Twitter e Instagram (foto: Reprodução/Instagram )

Um perfil criado para denunciar festas e aglomerações em meio à pandemia de coronavírus já conta com mais de 29,5 mil seguidores somente no Instagram. "Estamos aqui para DENUNCIAR os macabros momentos de confraternização entre os brasileiros e a COVID no Verão 2020/2021", descrevem os criadores do BrazilCovidfest.



Com foto de capa de um plano funerário, a página ironiza os eventos: "Glamouroso ser contagiado assim", "A OMS precisa estudar isso, mas eu acho que em barco ou lancha a Covid não circula", "Festão, Parabéns pela organização", são umas das descrições. 


As publicações começaram nessa quarta-feira (30/12) e algumas das festas são em Jericoacoara (CE), Praia dos Carneiros (PE) e Cabo Frio (RJ) - todas elas com centenas de pessoas aglomeradas, um desrespeito às regras de distanciamento social. 

Um dos criadores da página, um jornalista de Curitiba que, por enquanto, prefere não se identificar, disse ao portal IG que não imaginava a repercussão. "Foi uma surpresa". Segundo ele, as publicações são de imagens enviadas por internautas ou encontradas nas redes sociais e garante que todas as denúncias são checadas. 



"Gente, parabéns pela coragem de sair da inércia e denunciar! Estou me sentindo até um tiquinho melhor por saber que tem pessoas conscientes no País. Espero que surjam consequências dessas denúncias pra essa galera sem educação, noção e respeito!", elogiou uma internauta.

"Esse perfil chega a dar ânsia, meu Deus onde essas “pessoas” estão com a cabeça? Depois que forem embora desses mini paraísos, as consequências podem ser drásticas. O covid não ensinou nada para nós, lamentável, muito lamentável !!", escreveu outro.

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

Desrespeito

 
Por outro lado, há internautas que concordam com as aglomerações.  "Que inveja", "Queria estar ali", "Me intuba, porra", são alguns dos comentários.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 1.194 mortes pela COVID-19 nessa quarta-feira (30/12). O total de óbitos é de 193.875. No mesmo intervalo, houve mais 55.649 casos confirmados da doença, que já contaminou 7.619.200 pessoas no país.

O Brasil é a segunda nação com mais mortes em decorrência da COVID-19, atrás apenas dos Estados Unidos (337.419). Em casos, o país fica atrás dos EUA (19.432.125) e da Índia (10.267.283).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade