(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas #PRAENTENDER

COVID-19: Festas de Natal e réveillon são seguras? Especialista explica

Reuniões em família ou com amigos no fim de ano preocupam infectologistas, que temem aumento expressivo de casos no começo de 2021. Confira dicas


18/12/2020 16:49 - atualizado 18/12/2020 16:59

Festas de fim de ano devem seguir alguns cuidados rigorosos e restritivos, segundo especialista(foto: Reprodução)
Festas de fim de ano devem seguir alguns cuidados rigorosos e restritivos, segundo especialista (foto: Reprodução)
As festas de fim de ano terão que sofrer mudanças em 2020 por causa da pandemia de COVID-19. Famílias e amigos estão se preparando para celebrar Natal e réveillon num momento em que a recomendação mais segura é manter distância e evitar aglomerações. Reuniões nessa época do ano têm deixado cientistas ainda apreensivos sobre um possível aumento expressivo de casos de infecção. #PRAENTENDER as questões de segurança sanitária nas festas, fizemos este vídeo com recomendações de especialistas.
 
 

Caso você e sua família façam parte do grupo de pessoas que pretende encontrar familiares mais distantes, o recado dos infectologistas é claro: qualquer reunião pode representar um risco de transmissão, mesmo que todos os cuidados sejam tomados.
 

O infectologista e integrante do comitê de enfrentamento à pandemia da Prefeitura de Belo Horizonte Unaí Tupinambás afirma que há possibilidade de as festas de fim de ano gerarem “imensa tristeza”. “A gente sabe que estamos todos muito cansados, foi um ano muito duro, queríamos relaxar, mas acho que ainda não é o momento. Porque, caso contrário, a gente pode estar colocando essa festa de Natal e de réveillon se transformar em uma festa de despedida”, comentou o médico. 

Uma pesquisa realizada pela F5 Atualiza Dados, encomendada pelo Estado de Minas, indica que 68,33% dos moradores de Belo Horizonte não pretendem participar de festas de fim de ano com pessoas da família além das que moram e convivem diariamente. De acordo com a pesquisa, o belo-horizontino deve preferir ficar em casa nesse período. Pelo menos 75% dos entrevistados responderam que não pretendem viajar nos feriados de Natal ou réveillon. 
 

10 dicas contra COVID-19 para festas de fim de ano

Para aqueles que ainda desejam se reunir com familiares, reunimos dicas de especialistas ouvidos pela reportagem para que as festas ofereçam menos riscos de infecção pelo novo coronavírus.
  • Antes de se reunir com a família, se possível, mantenha o distanciamento social e fique atento a possíveis sintomas da COVID-19. Caso apresente algum deles, não se encontre e, se necessário, procure ajuda de especialistas.
  • Reduza a duração da reunião e use máscaras o maior tempo possível, só retirando para se alimentar.
  • Limite a festa a 10 pessoas no máximo e num ambiente aberto, como varanda e quintal, ou num lugar bem ventilado.
  • Evite gritar, cantar ou falar muito alto, o que pode espalhar mais gotículas potencialmente infectadas.
  • Mantenha a maior distância possível daqueles que não vivem na mesma casa que você, mesmo se estiver usando máscara.
  • Se for se deslocar para encontrar a família, dê preferência para o carro, evitando ônibus, metrô e avião.
  • Não há garantia de que ao realizar testes de coronavírus a pessoa estará 100% “livre” do vírus. Portanto, não é porque fez teste que a aglomeração está liberada. 
  • Evite comidas que são servidas como petisco. O mais indicado é sempre usar talheres para se servir. 
  • Deixe as comidas da mesa cobertas. E na hora de servir, limpe bem as mãos e use máscara.
  • Beijos e abraços são terminantemente desencorajados. 

Natal ao redor do mundo
Em vários países, governos têm emitido alertas contra aglomerações e deslocamentos nos períodos festivos. Porta-vozes da Organização Mundial da Saúde afirmam que evitar reuniões familiares seria a “aposta mais segura” para este Natal, mas que caberá a cada país pesar os prós e contras de se aliviar ou não as restrições.

 
(*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Alves)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)