(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINA

COVID-19: São Paulo anuncia vacinação a partir de 25 de janeiro

Idosos com mais de 60 anos estão entre as prioridades, porque respondem por 77% das mortes pelo vírus no estado


07/12/2020 12:49 - atualizado 07/12/2020 15:01

CoronaVac vai começar a ser distribuída em São Paulo a partir de 25 de janeiro(foto: NELSON ALMEIDA / AFP)
CoronaVac vai começar a ser distribuída em São Paulo a partir de 25 de janeiro (foto: NELSON ALMEIDA / AFP)
O governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (7/12), que a vacinação contra a COVID-19 começará em 25 de janeiro, exatamente no dia do aniversário de São Paulo.
 
Serão 18 milhões de doses nessa primeira fase e, de acordo com o plano, o público-alvo são pessoas idosas, acima de 60 anos, que correspondem a 7,5 milhões de pessoas. Os profissionais de saúde, indígenas e quilombolas do estado representam 1,5 milhões. No total, são 9 milhões de pessoas, que, segundo o governo de São Paulo, corresponde a 77% dos óbitos pelo novo coronavírus no estado.
 
O governo paulista aguarda o resultado do estudo sobre a eficácia da CoronaVac, que deverá ser divulgado na semana que vem. Caso tudo esteja de acordo, o registro na Anvisa será pedido de forma imediata. A vacina está sendo desenvolvida pela biotech chinesa Sinovac e que será produzida pelo Instituto Butantã.
 
A vacinação será gratuita e em duas aplicações, a primeira dose em 25 de janeiro e a segunda, em 15 de fevereiro, para profissionais de saúde, indígenas e quilombolas.

A seguir, os outros grupos:

- Quem tem 75 anos ou mais, 8 de fevereiro e 1º de março:
- De 70 a 74 anos, 15 de fevereiro e 8 de março:
- De 65 a 69 anos, 22 de fevereiro e 15 de março;
- De 60 a 64 anos, 1º de março e 22 de março.
 
Além disso, Doria anunciou que serão distribuídas outras 4 milhões de doses da CoronaVac para outros estados. Ele citou o prefeito eleito no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM). 
 

Eficácia comprovada 

 
A aplicação da Coronavac está condicionada à apresentação dos resultados de eficácia da vacina, o que ainda não ocorreu, e ao posterior registro do produto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Butantã promete divulgar os dados de eficácia até 15 de dezembro e entrar com pedido de registro de imediato.

O acordo entre o Butantã e a Sinovac prevê o recebimento, ainda neste ano, de 6 milhões de doses prontas do imunizante e matéria-prima para a produção de outras 40 milhões de doses. Em 2021, seriam trazidos insumos para a fabricação de mais 14 milhões, totalizando 60 milhões de unidades, o suficiente para imunizar 30 milhões de pessoas. 

O Butantã tenta, há meses, firmar acordo com o Ministério da Saúde para que a vacina seja incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) e aplicada em todos os Estados, mas a resistência do presidente Jair Bolsonaro em comprar a vacina impediu a parceria.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)