(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CONTRADIÇÃO

''Vi a morte de perto'', diz empresário que criticou isolamento social e pegou coronavírus

Apoiador do presidente Bolsonaro, Pedro Zonta, presidente da Associação Paranaense dos Supermercados, havia feito apelo, em março, para que as pessoas não se acovardassem e enfrentassem a pandemia


22/07/2020 15:53 - atualizado 22/07/2020 17:55

Pedro Joanir Zonta, de 69 anos, presidente do Condor Super Center (foto: Reprodução/ Internet)
Pedro Joanir Zonta, de 69 anos, presidente do Condor Super Center (foto: Reprodução/ Internet)
O empresário Pedro Joanir Zonta, de 69 anos, presidente do Condor Super Center e da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), recebeu alta médica, na manhã desta quarta-feira (22), e afirmou ter visto a morte de perto após ser infectado pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Em março, no início da pandemia da COVID-19 no Brasil, o dirigente, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, havia dito que as pessoas não deveriam “se acovardar e ficar em casa”.

Por meio de um vídeo divulgado em uma rede social, Zonta agradeceu às pessoas que enviaram energias positivas para que ele se recuperasse da doença e voltasse logo para casa.

Pedro Zonta ficou internado 11 dias em uma UTI, no Paraná(foto: Reprodução/ Vídeo)
Pedro Zonta ficou internado 11 dias em uma UTI, no Paraná (foto: Reprodução/ Vídeo)
“Graças a Deus cheguei em casa hoje, depois de um longo tempo de UTI – fiquei 11 dias e vi a morte de perto. Mas estou aqui me recuperando, ainda com o fôlego um pouco fraco,  mas acredito que sejam poucos dias de fisioterapia para estar de novo como sempre foi. Agradeço a Deus e a todas as orações feitas por todos os amigos, que se lembraram de mim e oraram por mim. Muito obrigado! Que Deus gratifique cada um de vocês pelo que fizeram por mim”, agradeceu.
 
O empresário foi internado em 9 de julho, após ter confirmado o diagnóstico positivo para a COVID-19. Na ocasião, a assessoria de Zonta disse, em nota, que ele teve manifestação na forma mais grave e passava bem, mas foi internado preventivamente para recuperação e monitoramento.

No início de março o presidente do Condor gravou um vídeo contestando as medidas preventivas das autoridades de saúde brasileiras no combate à COVID-19. Na gravação ele ainda afirmou que era necessário enfrentar “essa fase lutando, não se acomodando”.
 
 

“O que é pior? Vamos fazer o que é menos pior nesse momento. Vamos nos preocupar em passar essa fase lutando, não se acomodando. Não é com acomodação que nós vamos resolver os problemas, é enfrentando. Temos que enfrentar. Segunda-feira, volte ao normal. Não escute àqueles que querem a destruição do país, àqueles que acham que quanto pior é melhor. Vamos em frente, pois temos garra, somos guerreiros e temos uma Pátria para lutar por ela”, declarou.
 
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)