Jornal Estado de Minas

GERAL

Interior fecha em fim de semana para evitar 'turista de chácara'

Cidades próximas da capital paulista decidiram fechar parte do comércio essencial durante os fins de semana, a partir deste sábado, para evitar a invasão do chamado "turista de chácara". Os prefeitos justificam que a chegada dos donos de chácaras de lazer, familiares e convidados movimenta o comércio, mas também causa aglomerações, agravando o risco do novo coronavírus. As cidades estão na faixa vermelha, de maior risco para a doença. Pesquisas informais indicam que o aumento nos casos tem relação com esse movimento extra.

A prefeitura de Araçoiaba da Serra baixou decreto determinando que supermercados, açougues e mercearias permaneçam fechados aos sábados, domingos e feriados. Conforme o Plano São Paulo de reabertura econômica, esses estabelecimentos, considerados essenciais, poderiam funcionar. O prefeito Dirlei Salas (PV) disse que a medida se tornou necessária. "A gente observa que em fins de semana há um acúmulo de pessoas que chegam de regiões que estão com muitos casos e depois os casos aumentam aqui." A cidade, de 34 mil habitantes, tem 98 infecções e 3 óbitos. O prefeito disse que estão autorizados a funcionar apenas os postos de gasolina, farmácias e serviços ligados à saúde. Restaurantes e similares podem adotar o sistema delivery.

A medida é extensiva aos bairros rurais, como Jundiaquara, Itinga e Cercado, onde se concentram condomínios de chácaras frequentadas só em fins de semana. Já houve flagrante de jogos de futebol sendo disputados aos domingos nesses locais.

Em Araçariguama, a 50 km da capital, a prefeitura proibiu o funcionamento do comércio e de serviços das 18 horas de sexta-feira até zero hora de segunda-feira. O decreto autoriza, no entanto, o funcionamento de restaurantes, padarias e lanchonetes pelo sistema delivery.

Após atingir 100% de ocupação dos leitos de UTI, Votorantim decidiu fechar totalmente comércio e serviços aos domingos. De segunda a sábado, mesmo os estabelecimentos de produtos essenciais, como supermercados, padarias e açougues, devem baixar as portas até 19 horas. Após esse horário, somente o sistema delivery está autorizado. Conforme o coordenador do comitê do coronavírus, Carlos Laino, a fiscalização será reforçada e o estabelecimento que descumprir será multado em até R$ 13,6 mil, podendo ainda perder o alvará de funcionamento.

Como as outras cidades, Votorantim tem chácaras de recreio, principalmente na região da Represa de Itupararanga. A área, com trilhas, marinas e prainhas, atrai visitantes da capital e de cidades da própria região. Com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, a prefeitura voltou a realizar barreiras sanitárias.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.