(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GERAL

Donos de bares e restaurantes paulistanos demonstram cautela em retomada


postado em 01/07/2020 13:00

Otimismo, desconfiança, prudência ou a triste constatação de que é tarde demais. Essas são as reações de proprietários e gestores de bares e restaurantes que estão vivendo agora a expectativa de uma reabertura controlada de seus negócios. O anúncio oficial deve acontecer na próxima sexta-feira. A previsão é de que os estabelecimentos sejam autorizados a abrir as portas a partir do dia 6.

Na esquina mais famosa da cidade, no cruzamento da Ipiranga com a São João, o Bar Brahma tem atravessado a quarentena como a maioria dos estabelecimentos: investindo no serviço de delivery. Além disso, o Brahma precisou lidar com uma fake news que sentenciou o seu fechamento durante a pandemia da covid-19. "Inventaram muitas coisas, falaram de um aluguel de R$ 40 mil... Mas não era verdade. Estamos ansiosos para comemorar os 72 anos de bar", disse o gestor Anderson Moraes. A expectativa é de que o bar reabra, com todas as limitações impostas pela Prefeitura, a partir de 15 de julho.

A decisão de não abrir logo na primeira semana, segundo Moraes, é uma forma de "mexer nos gargalos de estrutura", como reformas em encanamento e banheiros. Ao reabrir, o Brahma vai operar com menos da metade da capacidade, com o distanciamento entre mesas e o uso primordial de seu terraço e áreas externas. O cardápio também terá adaptações para atender os clientes.

Se o Brahma já tem a expectativa de retomar as atividades em duas semanas, outro endereço histórico da cidade quer mais tempo para avaliar a viabilidade de uma reabertura. Para Facundo Guerra, proprietário do Riviera Bar, ainda não existe segurança para reabertura das casas. "Ainda está tudo muito confuso. Eu entendo a pressão para abrir, mas as pessoas ainda não estão seguras para frequentar bares e restaurantes." Para ele, do ponto de vista prático, a abertura nas próximas semanas seria inviável. "É preciso recontratar parte da brigada (funcionários), treinar novos funcionários, refazer cardápio...", enumerou Facundo. "O faturamento das lojas e shoppings que reabriram está entre 15% e 30 %. Abrir com 50% ou menos da operação pode representar um aprofundamento, e não um alívio, em nosso prejuízo. Com a casa aberta, perdemos, por exemplo, a possibilidade de negociar o valor de aluguel e outras questões."

Já o bar Pasquim, na Vila Madalena, se diz pronto para receber seus clientes tão logo a Prefeitura autorize. "Estamos ansiosos para começar a funcionar. Nossa intenção agora é mostrar que o bar pode seguir todos os protocolos, mas de forma humanizada. Não queremos que o cliente perca a experiência do que é ir a um bar", afirmou o proprietário Humberto Munhoz. "Já tínhamos desenhado protocolos de higiene e afastamento. Também fizemos pequenas reformas na casa, mas o Pasquim tem a vantagem de uma área interna arejada, teto retrátil e pé-direito alto."

Também animado com a possibilidade de retomada está Gabriel Pinheiro, proprietário da Villa Roma Pizza. "Já temos um kit de higiene para os nossos clientes, álcool em gel nas praças, cardápio especial, máscaras para os funcionários, termômetros para aferir febre...", disse. "Mas o principal é um projeto de selo auditado de segurança para bares e restaurantes. Já estamos negociando com uma empresa essa auditoria. O selo será uma garantia para o cliente de que o restaurante está de acordo com todas as normas de segurança."

Algumas casas ainda estão em compasso de espera para saber exatamente quais serão os protocolos da Prefeitura. É o caso, por exemplo, do Astor, que está revisando o seu plano de reabertura. "Ainda precisamos entender o que querem dizer com o uso de áreas ventiladas. Esse conceito ainda não está claro. Esses detalhes mudam toda a nossa operação", disse Ricardo Garrido, um dos sócios.

O Bar Léo, que comemora 80 anos de vida, também pretende reabrir o quanto antes, mas ainda aguarda das autoridades a sinalização da possibilidade de utilizar áreas externas. "Estamos acompanhando em cidades como Paris e Lisboa a possibilidade de colocar mesas nas calçadas. Essa pode ser uma boa solução para bares como o Léo. Ainda estamos aguardando esclarecimentos sobre essa possibilidade", falou Moraes, que, além do Brahma, também trabalha na gestão do Bar Léo.

Tarde demais?

A pandemia também fez vítimas entre restaurantes tradicionais. Ana Maria Massochi, proprietária do La Frontera, conta que a pandemia foi o "broche de ouro" para o fechamento definitivo. "Não tinha mais como colocar dinheiro. Não tive ajuda do governo, não consegui renegociar aluguel. O prejuízo era alto. A pandemia concretizou essa realidade e tive de fechar."

Mas, principalmente, o fechamento do La Frontera foi uma forma de manter o foco (econômico) em outro restaurante, o Martín Fierro. "Ainda assim, não vou abrir imediatamente. Paguei três meses para que meus funcionários ficassem em casa se cuidando. Nesse momento, não é hora de fazer com que eles entrem em ônibus, metrô ou trens apinhados para vir trabalhar", falou Ana Maria. "Vamos esperar algumas semanas para ver como fica. Não sou médica. Nem polícia para ficar fiscalizando clientes. Mas, quando reabrirmos, vai ser da melhor maneira possível, com horário e cardápios reduzidos e toda a segurança", completou.

Uma das histórias mais interessantes dessa pandemia é do restaurante Itamarati, no Largo de São Francisco. A casa, que funciona desde os anos 1940, foi atingida pela pandemia em um momento econômico delicado. Sem a possibilidade de honrar o pagamento do aluguel (R$ 22 mil ) e outras obrigações, o estabelecimento cerrou as portas. O anúncio do fechamento fez com que clientes tradicionais se mobilizassem.

"Já conseguimos iniciar uma renegociação de aluguel e, nesta semana, vamos nos reunir virtualmente para discutir saídas", disse Marli Avanzzo, que acredita que será feita uma espécie de vaquinha para reabertura do bar. "Estou organizando um 'Dia do despendura'. Os clientes advogados, que fizeram o 'pendura' aqui no Itamarati, pagariam por refeições que não consumiram. O oposto do que acontece no dia do pendura", disse. Embora a reabertura ainda dependa de muita ajuda, Marli está esperançosa em reabrir seu espaço até agosto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)