Publicidade

Estado de Minas TESTE DE COVID-19

ANS torna obrigatória cobertura de teste de coronavírus por planos de saúde

Resolução foi publicada no Diário Oficial da União


postado em 29/06/2020 10:45 / atualizado em 29/06/2020 18:15

Kits de teste rápido de antígeno (RAT) para o coronavírus(foto: SAJJAD HUSSAIN / AFP)
Kits de teste rápido de antígeno (RAT) para o coronavírus (foto: SAJJAD HUSSAIN / AFP)
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incluir, no rol de procedimentos obrigatórios a serem atendidos por planos de saúde, os testes para confirmação de infecção pelo novo coronavírus, que causa a covid-19. A Resolução Normativa 458, de 2020, que inclui os exames laboratoriais, foi publicada hoje (29/6) no Diário Oficial da União.

As pesquisas de anticorpos IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos.

Entre esses quadros clínicos estão gripe com quadro respiratório agudo (com febre, tosse, dor de garanta, coriza ou dificuldade respiratória) e síndrome respiratória aguda grave (dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto).

A inclusão dos exames no rol de procedimentos obrigatórios para planos de saúde foi tomada em reunião colegiada da ANS na semana passada, em cumprimento a uma decisão judicial.

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade