Publicidade

Estado de Minas EM MEIO À PANDEMIA

'Por favor, nos ajudem': contágio em Blumenau dispara após reabertura de shoppings e prefeito faz apelo

Aumento no número de casos de COVID-19 faz chefe do Executivo pedir também que idosos fiquem confinados em casa


postado em 24/06/2020 15:21 / atualizado em 24/06/2020 17:04

Shopping em Blumenau teve aglomeração no dia de reabertura (foto: Reprodução/Internet)
Shopping em Blumenau teve aglomeração no dia de reabertura (foto: Reprodução/Internet)

O prefeito de Blumenau, em Santa Catarina, Mário Hildebrandt (Podemos-SC), pediu que a população catarinense colocasse em prática o distanciamento social e reafirmou que os idosos devem permanecer em confinamento. O apelo foi feito nessa terça-feira (23) durante transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura.

A cidade foi uma das primeiras a liberar o funcionamento de shoppings centers em meio à crise do novo coronavírus. A cidade dobrou o número de casos com a reabertura. Desde 22 abril, um decreto do governador catarinense Carlos Moisés (PSL) permitiu que shoppings e restaurantes de todo o estado voltassem a abrir as portas.

Em Blumenau, uma multidão se aglomerou para aguardar a reabertura do Shopping Neumarkt, do grupo Almeida Júnior. Funcionários receberam os clientes com aplausos e música. Na época, vídeos que registraram o momento e mostraram grande aglomeração de pessoas, incluindo muitos idosos, viralizaram nas redes sociais. 

“Por favor, nos ajudem. Cada cidadão tem uma parte importante nessa caminhada. Nos ajudem a vencer o coronavírus. Mantenha o distanciamento social, lave as mãos, use álcool em gel, use máscara, não saia de casa se não você não precisar”, disse o prefeito, durante a live.

Ao lado do secretário de Saúde, Mário Hildebrandt suplicou pelo isolamento social dos idosos. “Nosso pedido é quase que implorando: você, idoso, fique em casa. Só saia se for extremamente necessário. Não use ônibus. A sua vida é importante para nós”, pediu.

Coronavírus em Blumenau

Blumenau soma 1.667 casos confirmados de COVID-19, 137 pessoas a mais que o registrado na segunda-feira (22), quando o município contabilizava 1.530 casos positivos. Desde o início da pandemia, a cidade já realizou 10.179 testes para a doença, segundo a prefeitura.

Em boletim divulgado no site da prefeitura, é destacada a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade