(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS NO BRASIL

Bolsonaro ou Mandetta? Pesquisa mostra em quem brasileiro confia mais na gestão da crise do coronavírus

Instituto Paraná Pesquisas entrevistou brasileiros em 26 estados e no Distrito Federal


postado em 09/04/2020 07:00 / atualizado em 09/04/2020 13:47

Isac Nóbrega/PR(foto: Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta)
Isac Nóbrega/PR (foto: Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta)
Uma pesquisa de opinião pública nacional divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas indica que a maioria da população brasileira acredita que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), não está gerindo a crise do coronavírus de maneira adequada. A maior parte dos brasileiros também diz confiar mais nas informações prestadas pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Entre os entrevistados, 56,2% responderam ‘não’ ao serem questionados se Bolsonaro está conduzindo a crise de maneira adequada; 38,7% responderam ‘sim’ e 5,1% não souberam ou não opinaram.

56,2% dos brasileiros entendem que Bolsonaro não está conduzindo a crise do coronavírus de maneira adequada(foto: Paraná Pesquisas)
56,2% dos brasileiros entendem que Bolsonaro não está conduzindo a crise do coronavírus de maneira adequada (foto: Paraná Pesquisas)
Ao serem perguntados se confiam mais nas informações prestadas por Bolsonaro ou por Mandetta, 57,6% dos entrevistados afirmaram ter mais confiança no ministro, enquanto 37,5% disseram que confiam mais no presidente. Os 4,9% restantes não souberam ou não opinaram.

Sobre a postura isolada de Mandetta, 65,7% das pessoas responderam que o ministro da Saúde está conduzinto a crise de maneira adequada, contra 28,7% que opinaram de maneira contrária; 5,6% não opinaram. 

Isolamento social

A pesquisa tratou também da opinião dos brasileiros sobre as medidas de distanciamento social adotadas para tentar frear a disseminação da Covid-19. Sobre esse assunto, 65,1% das pessoas afirmaram serem favoráveis ao modo que o isolamento está sendo realizado, enquanto 31,1% se posicionaram contra. Os demais 3,8% não opinaram ou não souberam.

65,1% dos brasileiros concorda com as medidas de isolamento(foto: Paraná Pesquisas)
65,1% dos brasileiros concorda com as medidas de isolamento (foto: Paraná Pesquisas)
Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, o universo das estatísticas abrange a população brasileira. Foi utilizada uma amostra de 2.372 pessoas, divididos por sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de questionários online com habitantes com 16 anos ou mais em 26 estados e Distrito Federal e em 208 municípios brasileiros entre os dias 6 e 7 de abril de 2020.
 
A entidade afirma que essa amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de estimada em aproximadamente 2% para os resultados gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)