(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Brasil registra 359 mortes por coronavírus; ao todo são mais de 9 mil casos confirmados

Taxa de letalidade registrada no país até agora é de 4%


postado em 03/04/2020 17:54 / atualizado em 03/04/2020 18:26

(foto: AFP/Institutos Nacionais de Saúde)
(foto: AFP/Institutos Nacionais de Saúde)

O Brasil registra 359 mortes por COVID-19 e outras 9.056 pessoas diagnosticadas com a doença. Os dados estão disponibilizados na plataforma virtual no site do Ministério da Saúde. O boletim anterior registrava 299 mortes e 7.910 casos confirmados, um aumento de 20% e 15%, respectivamente. A taxa de letalidade registrada no país é de 4%.

Ao contrário do boletim epidemiológico de vários outros países, o Brasil ainda não divulga o número de pessoas que se contaminaram e depois foram curadas. Atualmente, o boletim brasileiro divulga o número de mortes, contaminações e hospitalizações - esse último diariamente divulgado durante coletiva do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e sua equipe técnica.  
 
São Paulo, o estado que está em situação mais crítica, tem 219 mortes e 4.048 casos da doença. O boletim anterior do ministério divulgava 188 óbitos e 3.506 casos. 

O Rio de Janeiro é o segundo estado brasileiro que mais registra casos, com 47 mortes e 1.074 pessoas diagnosticadas - um aumento de 46% e 19%, respectivamente, em comparação com o boletim anterior.

Ainda no Sudeste, Minas Gerais tem 397 casos e seis mortes. Na quinta-feira, eram 370 casos e quatro óbitos registrados. O Espírito Santo registra 139 casos e quatro mortes - a primeira morte registrada no estado foi divulgada no boletim de ontem.

Nordeste

O Nordeste continua sendo a segunda região brasileira que mais concentra casos no país. A situação dos nordestinos preocupa, já que a região abriga cerca de 50% das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família; ou seja, população pobre. 
 
Conforme a atualização do Ministério da Saúde, a região concentra  1.399 casos, 15,4% de todas as contaminações registradas no país. Por lá, assim como foi registrado em quase todos os boletins, o Ceará continua sendo o estado com mais pessoas contaminadas, registrando 627 casos e 22 mortes - ontem, eram 550 e 20, respectivamente.
 
A Bahia, segundo estado da região com maior número de casos, tem 282 pessoas contaminadas e cinco mortes. O último boletim registrava 267 casos e três óbitos.
 
Por outro lado, o Piauí ainda é o estado com a maior taxa de letalidade (19%), com 21 casos e quatro mortes. Segundo Mandetta, esse número deverá cair nos próximos dias, com o aumento da distribuição de testes para as secretarias de Saúde. Além disso, o número de casos no Piauí ainda é bastante baixo, em comparação com outros estados brasileiros.


Sul

A Região Sul, terceira região mais populosa do país, também é a terceira que mais possui casos: 978  e 14 mortes. Entre esses números, cinco óbitos e 396 contaminações estão no Rio Grande do Sul - ontem eram cinco mortes e 334 casos de pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

 O Paraná registra quatro mortes e tem 301 casos confirmados da doença. Por último,  Santa Catarina tem 281 casos e cinco mortes.
 
O Distrito Federal, que abriga a capital do país, é a unidade federativa, com a maior incidência de casos (número de casos por 100 mil pessoas).  Ao todo, o DF tem 402 casos e cinco mortes e 13,2 casos por 100 mil habitantes.
 
O Centro-Oeste, região menos populosa do país, não é a que apresenta os menores números. Ao todo, a região tem 594 pessoas contaminadas e já registrou nove mortes.
 
Na Região Norte, o Ministério da Saúde já confirmou 427 casos e nove mortes. A região foi a última a contabilizar casos em todos os estados - Roraima só teve seu primeiro paciente confirmado no último dia 21. No Norte, o estado com a situação mais crítica é o Amazonas, com sete mortes e outros 260 casos. 

Em coletiva na tarde desta sexta-feira, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta chegou, inclusive, a destacar a condição do estado, que conforme relatado por ele, é um lugar que tem muito contato com Miami, nos Estados Unidos - país fortemente afetado pelo vírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)