(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Interior reforça ações de controle


postado em 28/02/2020 04:00

Prefeituras do interior de Minas se mobilizam no sentido de tranquilizar a população e adotar medidas preventivas contra a transmissão do novo coronavirus.  A apreensão é maior nas cidades que tiveram casos suspeitos de contágio pelo COVID-19. Eles somavam cinco casos até ontem, não confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), sendo três em Varginha, no Sul do estado; um em Lavras, na mesma região, e um em Uberlândia, no Triângulo mineiro.

As informações sobre a suspeita de infecção nesses municípios não contemplados no balanço de casos suspeitos do governo estadual foram divulgadas pelas prefeituras e secretarias de saúde. Elas sustentam que estão acompanhando os pacientes, que viajaram recentemente para outros países que tiveram casos confirmados de contaminação pelo novo coronavirus e apresentaram sintomas de dificuldade respiratória.

Em Montes Claros, município-polo de 404 mil habitantes do Norte de Minas, em reunião realizada na tarde de ontem, na sede da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, foi constituída força-tarefa para delinear as ações preventivas contra o novo coronavirus na cidade. Além dos integrantes do Ministério Publico Estadual (MPMG), participaram do encontro representantes da Superintendência Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Epidemiológica (Estadual e Municipal), diretores dos hospitais credenciados pelo SUS e médicos infectologistas.

De acordo com a superintendente regional de Saúde, Dhyeime Pereira Marques, foi montado um “fluxograma de atendimento”, no qual ficou acertado que as pessoas que viajaram recentemente para países que tiveram casos confirmados do novo coronavírus e apresentarem sintomas como tosse, dor de garganta e problemas respiratórios deverão procurar as unidades da atenção básica, onde serão submetidos a avaliação médica, seguindo protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Os casos graves serão encaminhados para a unidade de referência, o Hospital Universitário Clemente de Faria, em Montes Claros”, afirmou a superintendente. Ela disse que os indivíduos que retornaram de países com registros do COVID -19 e apresentarem suspeitas da doença serão acompanhados pela vigilância epidemiológica do município. Por outro lado, mesmo sendo notificados como casos suspeitos, os pacientes serão orientados a permanecer em casa, isolados no sistema de quarentena domiciliar.

A Prefeitura de Varginha, no Sul do estado, informou que vem acompanhando os casos de suspeita de contaminação pelo coronavírus de três integrantes de uma família que havia retornado da região da Lombardia, na Itália. 

Ontem, o prefeito Antônio Silva se reuniu com profissionais do setor de saúde da cidade para discutir ações preventivas contra a transmissão do COVID-19, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Lavras informou que monitora uma mulher que, na quarta-feira, desembarcou em São Paulo retornando de uma viagem à Tailândia, tendo percebido alguns sintomas gripais leves, e optou por procurar informações médicas em virtude da ocorrência do coronavírus na região onde ela esteve.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)