(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Brasília passa a monitorar óleo

Governo transfere para a capital federal grupo que observa as ações e as manchas de petróleo no litoral do Nordeste


postado em 27/10/2019 04:00 / atualizado em 26/10/2019 18:42

Mais de 1 mil toneladas de óleo foram recolhidas no mar do Nordeste (foto: LEO MALAFAIA/AFP)
Mais de 1 mil toneladas de óleo foram recolhidas no mar do Nordeste (foto: LEO MALAFAIA/AFP)

Brasília – O governo federal decidiu neste sábado transferir para Brasília o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) e a estrutura do Coordenador Operacional das ações de monitoramento e a retirada do óleo encontrado nas praias do Nordeste. A informação foi divulgada por meio de nota conjunta da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Marinha e Ibama. Segundo o comunicado, a transferência visa à ampliação da capacidade de comando e controle de todas as ações que estão sendo desempenhadas pelos diversos órgãos componentes do Comitê de Suporte, em razão do aumento do efetivo empregado no combate às manchas de óleo no litoral nordestino.

O GAA será transferido para as instalações do Centro de Operações Conjuntas, na sede do Ministério da Defesa. Segundo a nota, os centros operacionais de Salvador (BA) e Recife (PE) continuam ativados, coordenando ações de respostas locais, em contato direto com o GAA.

A organização não governamental Salve Maracaípe, que integra o comitê de crise montado pelo governo de Pernambuco, informa que o estado é o que concentra as praias mais afetadas pelo óleo.  Na praia de Muro Alto, novos respingos de óleo apareceram ontem. Até agora, o óleo já atingiu mais de 230 pontos do litoral nordestino e o governo brasileiro ainda não identificou sua origem. Segundo o Ibama, mais de 1 mil toneladas de óleo com areia já foram recolhidas.

'Banho liberado'


Em Brasília, o presidente  em exercício, general Hamilton Mourão, falou sobre as condições das praias para banho. “Estão (boas para banho). O óleo já foi recolhido. Hoje, acredito que não tem mais nenhuma praia suja no Nordeste. Todas estão com óleo recolhido. À medida que vai aparecendo, nós estamos deslocando os especialistas para lá, eles fazem a limpeza e pronto, a praia está em condições de banho”, disse. O general comentou que a orientação do Ministério da Saúde sobre a impropriedade dessas praias refere-se às que têm manchas aparentes. 

Emergência


Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pedem que o governo declare estado de emergência de saúde pública por causa da contaminação provocada por manchas de óleo que atingem praias do Nordeste. Em nota divulgada na sexta-feira, especialistas alegam riscos para "número expressivo de populações vulneráveis potencialmente expostas" e falta de orientação sanitária. “Existe uma situação de calamidade que requer uma intervenção imediata, ampla, coordenada e com suporte legal do setor de saúde", diz o comunicado da UFBA.

Enquanto isso...

...Papa cria órgão par cuidar da Amazônia

No encerramento da reunião de bispos sobre a Amazônia, ontem, o papa Francisco declarou que pretende criar um órgão dentro da Santa Sé dedicado exclusivamente a cuidados com a região. O departamento deverá ficar dentro do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, sob comando do cardeal Peter Turkson, de Gana. Francisco afirmou que a região amazônica é injustiçada. “A consciência ecológica vai em frente e hoje nos denuncia um caminho de exploração compulsiva e corrupção. A Amazônia é um dos pontos mais importantes disso. Um símbolo, eu diria", disse. Na avaliação do papa, a maior importância do Sínodo dos Bispos foram os diagnósticos referentes às questões culturais, ecológicas, sociais e pastorais da Amazônia.
 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)