No primeiro fim de semana após o início das regras de patinetes elétricos em São Paulo, esses veículos desapareceram das ruas. Além do confisco de centenas de veículos pela Prefeitura desde quarta-feira, as duas principais empresas do setor - Grin e Yellow - ainda recolheram domingo seus patinetes, sob a justificativa de "manutenção" para reorganizar a frota.
Entre domingo e sábado, a reportagem percorreu o Largo da Batata e parte da Avenida Faria Lima, na zona oeste da cidade, e Paulista, na região central, pontos que tinham sido tomados pelo vaivém de patinetes nos últimos meses. No sábado, os apps indicavam poucos ou nenhum veículo disponível nas áreas.
Ao acessar o app da Grin no domingo pela manhã, surgia o aviso sobre manutenção. Mais tarde, a Yellow também incluiu a mensagem. Com a chuva, que deixou esses lugares mais vazios, não foram muitos os usuários a notarem a falta. Na quarta, diz a Prefeitura, 557 patinetes foram recolhidos - não houve novo balanço. Segundo a Grow, empresa responsável por Grin e Yellow, 1,5 mil dos 4 mil equipamentos da frota foram apreendidos.
"Passo por aqui (Largo da Batata) todo dia e está diferente.
Segundo o professor Flávio Smit, de 52 anos, este sábado foi o primeiro dia em que não viu a movimentação em duas rodas. "Na semana passada, quase fui atropelado. Eram três crianças apostando corrida. Era óbvio que ia ser um caos", contou. O uso do veículo não é permitido para menores de 18 anos.
Na Paulista, só entregadores de apps de comida passavam com patinetes.
Em nota, a Grow disse que os patinetes foram recolhidos no fim de semana para "manutenção", mas não informou se vai retomar o serviço nesta segunda-feira, 3. Um prestador de serviço da Yellow disse ao Estado que o objetivo era de fazer ajustes exigidos pela Prefeitura, como a velocidade máxima de 20 km/h. Sobre isso, a Grow não se manifestou.
Na semana passada, a Prefeitura disse que a Grow não tem cadastro para operar na capital. Apenas Flipon e Scoo, com frota de 550 patinetes, fizeram esse registro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo..