(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GERAL

Vale atualiza dados sobre suspensão de atividades em Vargem Grande e Fábrica


postado em 01/03/2019 22:42

A Vale divulgou um comunicado para atualizar as informações sobre a suspensão das atividades nos complexos Vargem Grande e Fábrica. No último dia 20 de fevereiro, a regional da Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a suspensão. O objetivo era evitar gatilhos para modos de falha por liquefação das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III, Grupo e Vargem Grande.

A Vale lembra que no dia 18, a ANM publicou nova resolução, abrindo-a para consulta pública. E as análises preliminares das barragens por técnicos contratados pela mineradora indicaram a chance de alguns parâmetros de segurança estarem abaixo dos determinados na nova resolução. Por isso, resolveu evacuar a região próxima às estruturas. No dia 20, a empresa elevou o alerta para Nível 1 pela manhã, e para Nível 2 à tarde, com acionamento de alerta e remoção da população próxima.

Segundo relata a Vale, a ANM vistoriou o local ainda no dia 20 e determinou a interdição. Finalmente, a Vale ressalta que as barragens ainda estão classificadas como Nível 2 de alerta, mas os laudos de estabilidade atestados por auditorias independentes ainda são válidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)