Jornal Estado de Minas

GERAL

Prefeitura faz teste para erguer viaduto que cedeu em SP

Técnicos da Prefeitura de São Paulo iniciaram na manhã deste sábado (1) os testes para erguer o viaduto da marginal do Pinheiros que cedeu no último dia 15 de novembro.

São utilizados no trabalho seis macacos hidráulicos, todos operando ao mesmo tempo, e cada um deles tem capacidade para erguer 300 toneladas. Os equipamentos estão apoiados em dez estacas que foram previamente instaladas. Noventa operários e 17 engenheiros trabalham no local.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Vitor Aly, afirmou que esta é uma fase inicial, de testes para erguer a estrutura. "Vamos ver como a estrutura vai se comportar nessa operação de subida. Ao subir um centímetro onde estamos macaqueando, saberemos o que acontece ao longo das estruturas, como ela se movimenta, se vai subir reta, se vai torcer, qual o movimento que ela faz a medida que sobe", disse.

Para Aly, só após esse teste é que os técnicos vão avaliar quando e como a estrutura será erguida. "Entendendo esse movimento, na hora que virar uma constante, todos os pontos tiverem o mesmo comportamento, podemos aumentar pra três, pra cinco, pra dez centímetros", afirmou.

O secretário não deu prazo para o fim dos trabalhos, porque a avaliação se dará ao longo do teste, no qual os técnicos vão checar como se dá o atrito entre as estruturas. Ele também não deu prazo para reconstrução ou reabertura do viaduto.

"Queremos liberar o mais rápido possível. Mas só na hora que colocarmos o viaduto no nível é que saberemos o tamanho do estrago, e aí poderemos ver quais as opções pra corrigir esse estrago na estrutura. Só aí conseguiremos fazer um projeto e dar um prazo", disse Aly.

Por causa dos testes, a CPTM interrompeu a circulação na linha 9 entre as estações Cidade Universitária e Villa-Lobos-Jaguaré. Só depois do teste finalizado é que os trens poderão voltar a circular. Vinte ônibus foram disponibilizados para fazer o trajeto dos passageiros..