A Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo parou de circular por um hora na tarde desta segunda-feira, 26. De acordo com a Companhia do Metropolitano, o problema, que começou por volta das 17 horas, ocorreu em razão da falta de energia elétrica. A situação afetou também a circulação de trens da Linha 1-Azul e 3-Vermelha, que tiveram a velocidade reduzida. Às 18h20, a situação começou a se normalizar.
O problema ocorreu durante o horário em que o metrô reúne o maior número de passageiros. Os usuários tiveram de deixar os veículos e as estações em busca de alternativas no retorno para casa. Em comunicado, a companhia disse que houve uma "falha no sistema elétrico" que paralisou todas as 14 estações, da Vila Prudente à Vila Madalena.
Às 18h28, o metrô informou que a circulação estava sendo gradativamente retomada entre as estações Vila Madalena e Paraíso. Às 18h46, toda a Linha 2-Verde começou a circular em velocidade reduzida, mas passageiros reclamavam que encontravam estações com os acessos fechados.
Nesse horário, a Linha 3-Vermelha já havia voltado a circular normalmente, enquanto a Linha 1-Azul ainda tinha velocidade reduzida e maior tempo de parada.
Nas redes sociais, passageiros relataram o problema e gravaram o momento em que trens foram esvaziados. Nas imediações da estação Consolação, na Avenida Paulista, centenas procuravam alternativa de transporte.
Em nota, a Companhia do Metropolitano disse que "a paralisação ocorreu em função de uma queda de energia em subestação retificadora, a partir das 17h10 desta segunda-feira, 26". A reabertura das estações, informou, ocorre gradativamente. As causas da ocorrência estão sendo apuradas..