(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vacinação contra gripe terá público-alvo ampliado em SP


postado em 19/06/2018 20:36

A vacinação contra a gripe será ampliada, a partir da próxima segunda-feira, 25, para crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59, informa a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Segundo a pasta, a ampliação se dá em decorrência da baixa adesão ao imunizante, que atingiu apenas 66,2% do público-alvo até o dia 13 de junho. Foram aplicadas ao todo 2,1 milhões de doses e a meta é atingir 90% da população.

A vacina que protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) está disponível desde o dia 23 de abril em todas as unidades de saúde para os grupos prioritários, que são as pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de quadros mais graves de doenças respiratórias.

Segundo a secretaria, a escolha dos novos grupos se justifica pelo fato de que "as crianças apresentam melhor resposta a vacinação, além de o grupo ser um dos principais transmissores do vírus Influenza". "Já o grupo de adultos com 50 a 59 anos de idade, apresenta maior carga da doença, elevado porcentual de risco e maior vulnerabilidade para óbito", completou a pasta em nota.

A adesão segue baixa entre gestantes (cobertura de 43,5%) e crianças com idade entre seis meses e cinco anos (cobertura de 44,8%). Maior cobertura entre os grupos prioritários é o da população indígena, com 106,9%, seguido de pessoas com 60 anos ou mais (79,6%), mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto-puérperas (72%), profissionais de saúde (64,1%) e pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades (57,2%).

Para receber a dose, informa a pasta, é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS. Os profissionais de saúde e educação precisam apresentar holerite ou crachá de identificação. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses.

Óbitos

Até o último dia 18, foram confirmados na cidade de São Paulo 438 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo vírus Influenza: 226 para Influenza A H1N1 (pdm09), 52 para Influenza A H3 Sazonal, 118 para Influenza A não subtipado, e 42 para Influenza B.

Em todo ano de 2017, foram confirmados 402 casos de SRAG pelo vírus Influenza, sendo que 38 casos confirmados para Influenza evoluíram para óbito: um (1) para Influenza A H1N1 (pdm09), 21 casos para Influenza A H3 Sazonal; 7 para Influenza A não subtipado e 9 para influenza B.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)