(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de SP quer 'esticar' Marginal do Pinheiros


postado em 24/02/2018 08:48

São Paulo, 24 - Um projeto urbanístico proposto pela gestão João Doria (PSDB) para adensar o extremo sul de São Paulo prevê o prolongamento da Marginal do Pinheiros até o bairro de Interlagos, com a construção de 6,3 km de pistas novas e de uma ponte sobre o Rio Guarapiranga, em Socorro.

Batizada de Via Parque Jurubatuba, a extensão da Marginal vai da Avenida Guido Caloi, na altura da Ponte Transamérica, até as imediações do Autódromo de Interlagos, na margem direita do Rio Pinheiros, no sentido zona sul, e será contornada por um novo parque linear. Hoje, quem vai para essa região é obrigado a cruzar o rio pela ponte e seguir pela margem esquerda da Marginal até a Avenida Interlagos, em um trecho de bastante congestionamento nos horários de pico.

A obra é uma das intervenções viárias propostas pela gestão Doria no Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Jurubatuba, que prevê aumentar em 50% a população de bairros como Interlagos, Socorro, Vila Andrade e Santo Amaro - de 150 mil para 226 mil habitantes - estimulando a verticalização em terrenos ociosos ou áreas pouco povoadas. Em 2012, o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) chegou a anunciar um projeto para prolongar a Marginal em 8 km por R$ 470 milhões, mas a obra ficou no papel.

Agora, a extensão da Marginal faz parte de um plano mais amplo, que tem como objetivo principal "prolongar de forma controlada" os dois maiores vetores de verticalização da cidade - Faria Lima/Berrini/Chucri Zaidan e Santo Amaro -, que têm se expandido em direção às orlas do Rios Jurubatuba e Guarapiranga. Para isso, a gestão Doria propõe aumentar o potencial construtivo da região, induzindo o adensamento e a geração de empregos e usando o dinheiro das contrapartidas (outorgas) pagas para construir prédios acima do limite básico para executar obras viárias e de habitação de interesse social.

Consulta

O Arco Jurubatuba foi divulgado pela Prefeitura juntamente com o projeto urbanístico para a privatização do Autódromo de Interlagos, que propõe liberar a construção de um novo bairro residencial, um complexo empresarial com escritórios e hotéis e até um shopping. O texto ficará em consulta pública até o início de março, mês em que deve ser enviado para a Câmara para ser aprovado por 2/3 dos vereadores. "É necessário dar um aproveitamento melhor para essa região e o adensamento controlado é compatível com as questões ambientais", defende a secretária de Urbanismo e Licenciamento, Heloísa Proença. As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.

(Fabio Leite)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)