(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Senado aprova criação de duas universidades federais em Goiás


postado em 21/02/2018 21:18

Brasília, 21 - O Senado aprovou, nesta quarta-feira, 21, a criação de duas universidades federais de Goiás, uma na cidade de Catalão e outra em Jataí. O projeto segue para sanção presidencial. As duas serão criadas a partir de estruturas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A Universidade Federal de Catalão (UfCat) foi gerada a partir da aprovação do PLC 5/2018. Segundo o texto, a instituição terá sede e foro no município de mesmo nome. Cursos, alunos e cargos da Regional Catalão da UFG serão automaticamente transferidos para a UfCat, assim como seu patrimônio.

Além do aproveitamento da estrutura existente da UFG, para compor o quadro de pessoal da instituição desmembrada, o projeto prevê a criação de 81 cargos efetivos do plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação (de nível médio e superior) e 40 cargos de direção.

Já a criação da Universidade Federal de Jataí (UFJ) foi objeto do PLC 7/2018, que também estabelece sede e foro no município de mesmo nome. De acordo com o texto, a transferência de cursos, alunos e cargos será automática. O campus da UFJ será constituído das atuais unidades acadêmicas de Riachuelo e Jatobá (Cidade Universitária José Cruciano de Araújo).

Além do aproveitamento da estrutura existente da UFG, o texto prevê a criação de 67 cargos efetivos do plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação e 40 cargos de direção.

(Renan Truffi e Julia Lindner)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)