A bailarina pernambucana Natália Oliveira, de 28 anos, doutoranda em biologia aplicada à saúde pela Universidade Federal de Pernambuco, é finalista da competição mundial Dance Your PhD, promovida pela revista Science. Ela transformou a tese do doutorado em uma produção que une dança e teatro e foi gravada em pontos turísticos do Recife. O roteiro foi feito em parceria com a companhia de dança Vogue 4 Recife. "Sentei com os meninos e construímos o roteiro juntos a partir da pesquisa. A trilha sonora escolhida teve apenas artistas brasileiros", contou Natália.
O vídeo, feito em estilo CSI, explora o tema da tese Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses e está concorrendo na categoria Química no concurso da Science. O roteiro mostra, de forma didática, como investigar um crime utilizando tecnologias portáteis, como os biossensores. Na pesquisa, a pernambucana propôs uma metodologia para detectar amostras biológicas - como sangue, saliva e sêmen - mesmo depois de terem sido lavadas com materiais de limpeza. "Acho sensacional mostrar ao público de forma simples o que se faz na academia.
As gravações do clipe foram feitas em setembro e duraram duas tardes. As imagens foram captadas nas ruas do Recife Antigo, no Marco Zero e no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA), da UFPE. O elenco é composto por Edson Vogue, Amethyst Quartzo, Wanderson César, Lúcio Souza, Juliana Damasceno e William Silva. As músicas usadas na trilha sonora são Chaga, vai, do duo pernambucano Eu e a Duplicata, produzida exclusivamente para o vídeo, e ainda as faixas Bate cabelo, Zona e Não me defina, de Ga31.
Natália Oliveira iniciou os estudos teatrais em 2011, na companhia Máquina de Sons. Ela fez temporadas com a montagem The Célio Cruz show e Febre que me segue, em 2014 e 2015, respectivamente. A artista também participou do Festival de Teatro de Curitiba e da Mostra Transborda, promovida pelo Sesc-PE.
No concurso Dance Your PhD, candidatos do mundo inteiro podem apresentar suas teses em vídeo. As categorias são Química, Física, Biologia e Ciências Sociais. A votação está aberta ao público até o dia 30 deste mês. O vencedor ganha um prêmio em dinheiro e uma viagem para Austin, nos Estados Unidos, para participar do Encontro da Associação Americana pelo Avanço da Ciência.
Assista ao vídeo: