Jornal Estado de Minas

Projeto de lei quer proibir rojões barulhentos no Estado de SP

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) prevê a proibição da utilização, queima e soltura de fogos de artifício ruidosos em todo o Estado. Em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito a multa de R$ 125 mil - se for pessoa jurídica, o valor sobe para R$ 250 mil. O valor é dobrado se houver reincidência.

A justificativa da autora do projeto, deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), é de "preservar a saúde física e psíquica de pessoas e animais". Segundo ela, "os fogos de artifício silenciosos permitem espetáculos tão belos quanto os tradicionais e são muito menos nocivos".

De acordo com o texto, os fogos de artifício com estampido provocam "transtornos irreparáveis a convalescentes, cardíacos, autistas, pessoas com deficiência, idosos e crianças".

A parlamentar destaca também que os estrondos dos fogos de artifícios causam medo e pânico em animais, podendo levá-los à morte.

"Assim como a Constituição Federal garante ao cidadão o acesso à saúde, também determina ao Estado o dever de proteger a flora e a fauna. Sendo assim, o Estado está obrigado a criar mecanismos de prevenção para zelar pelo bem-estar da sociedade e dos animais", justifica a deputada tucana.

A proposta - apresentada em março deste ano - foi anexada a um projeto de lei semelhante, de 2015, do deputado Jooji Hato (PMDB).

(Juliana Diógenes).