O Índice Semesp de Ingressantes Presencial é atualizado mensalmente com base em dados de mercado e monitoramento da procura de estudantes por cursos de ensino superior. O Semesp acredita que, em 2016, o número de ingressantes tenha caído 2,6%. Dados oficiais para 2016 só devem ser divulgados no segundo semestre deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A entidade também revisou sua previsão para a totalidade das matrículas no ensino presencial, o que inclui não só alunos calouros, mas também veteranos. A expectativa é de crescimento de 0,4% em 2017, ante uma previsão anterior de 0,7%.
Ensino a distância
A perspectiva é mais positiva para os cursos de ensino a distância. Segundo o Semesp, essa modalidade de curso ainda tem tido aumento na procura por estudantes.
A expectativa é de que o número de novos alunos no ensino a distância cresça 3,8% em 2017. As matrículas como um todo, incluindo veteranos, devem subir 3,1% em 2017..