Jornal Estado de Minas

Com redução de habitat natural, girafa agora está ameaçada de extinção

Em uma nova revisão da Lista Vermelha de espécies ameaçadas, elaborada pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN), a girafa, o mais alto mamífero terrestre no planeta, foi considerado ameaçado de extinção.

De acordo com a organização, que divulgou o relatório nesta quinta-feira (8) durante a 13ª Conferência da Biodiversidade da ONU, em Cancun, a espécie (Giraffa camelopardalis), antes classificada como de "preocupação menor", passou a “vulnerável” após sofrer uma redução populacional estimada entre 36% e 40% entre 1985 a 2015.

Esta é a terceira categoria mais ameaçada, abaixo apenas de “em perigo” e “em perigo crítico”. A IUCN também classifica animais já extintos na natureza e totalmente extintos.

Se há 21 anos, a estimativa era de existirem em torno de 160 mil indivíduos na natureza, espalhados entre o sul e o leste da África, com algumas populações isoladas nas regiões oeste e central do continente, hoje são pouco mais de 97 mil, segundo cálculos da IUCN.

De acordo com a organização, as girafas vêm sofrendo com o aumento da população humana nessas regiões, em especial por causa do crescimento da caça ilegal. Mais gente também representa um aumento da perda de habitat por expansão da agricultura e de mineração e de conflitos civis, que acabam impactando a vida selvagem.

Aves

A IUCN avaliou ainda o riscos a cerca de 700 espécies de aves recém-descobertas no mundo e concluiu que 11% delas já estão ameaçadas de extinção. “Muitas espécies estão desaparecendo antes mesmo que consigamos descrevê-las”, afirmou Inger Andersen, diretora-geral da IUCN, em comunicado à imprensa..