Jornal Estado de Minas

Estado de Minas conquista três prêmios de design editorial


O Estado de Minas conquistou três prêmios no 18º European Newspaper Award, que reconhece o melhor do design editorial em jornais no mundo e é um dos mais importantes concursos nesta área. Dois dos prêmios são por excelência gráfica. O primeiro pela capa anunciando a abertura da exposição do pintor holandês Piet Mondrian em Belo Horizonte, na edição de 20 de julho deste ano, e a segunda pela capa que teve como manchete O preço da pizza, publicada em 23 de outubro de 2015 e ilustrada com trabalho do artista Quinho. A página faz referência aos gastos da CPI da Petrobras, que terminou sem indiciar ninguém.

O terceiro prêmio foi para as fotografias do especial Vozes de Mariana. O caderno, com imagens do repórter fotográfico Alexandre Guzanshe, publicou relatos de sobreviventes do rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues (subdistrito de Mariana), que matou 19 pessoas. O trabalho foi inspirado no mais celebrado livro da escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, Prêmio Nobel de Literatura em 2015. Na publicação, de 1997, Svetlana reuniu depoimentos dos que sobreviveram ao terrível desastre nuclear ocorrido em 1986.

Para o diretor de Redação do Estado de Minas, Carlos Marcelo Carvalho, o reconhecimento internacional consolida a tendência do EM de praticar um jornalismo diferenciado e arrojado que busca, todos os dias, sair do previsível. “Esse é nosso o grande desafio.

Para isso, a gente precisa de uma equipe muito qualificada, como a que nós temos. Buscar o diferencial sempre, todos os dias e com obstinação”, afirmou.

O editor de infografia do EM, Janey Costa, também considera importante o reconhecimento e lembra que o prêmio foi criado originalmente para os jornais europeus. “A participação de um jornal brasileiro é uma grande honra. É um reconhecimento de um trabalho que a gente vem fazendo, sempre buscando inovar nas primeiras páginas”, afirmou. O subeditor de diagramação do jornal, Júlio Moreira, lembra que o EM já teve outros trabalhos premiados anteriormente pelo European Newspaper Award. “Esse reconhecimento só reafirma a posição de destaque do Estado de Minas no design de notícias”, reforça Júlio, que participou das duas capas premiadas na edição deste ano.

DESTAQUE Em 2013, a primeira vez que um país não europeu foi autorizado a concorrer no European Newspaper Award, sendo o Brasil o convidado de honra, o Estado de Minas conquistou 12 prêmios de excelência, divididos em sete categorias. Entre os trabalhos reconhecidos estavam capas do jornal, capas de cadernos, ilustrações, infografias, fotografias e páginas sobre temas que marcaram aquele ano, como as manifestações populares de julho e a renúncia de Bento 16 e a escolha do papa Francisco.

O repórter fotográfico Alexandre Guzanshe ressaltou a dificuldade de produzir as imagens para o especial Vozes de Mariana.
“As pessoas estavam muito emocionadas, tristes e você tem de lidar com aquela situação”, explicou. Para ele, a cobertura da tragédia de Mariana marcou a vida de todos os profissionais da imprensa que trabalharam no caso. “Meu pai pescava no Rio Doce. Eu me senti na pele daquelas pessoas que estavam ali sofrendo”, comentou.

A edição deste ano do European Newspaper Award contou com um júri formado por 15 profissionais de nove nacionalidades: Finlândia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Suíça, Espanha, Portugal e Alemanha. O grande volume de inscrições (191, provenientes de 27 países) surpreendeu os jornalistas responsáveis pela escolha dos premiados devido à grande qualidade do material enviado. Além do destaque dado às publicações impressas, os organizadores ressaltaram ainda a participação do conteúdo on-line feito por 40 jornais europeus, que enviaram 150 projetos para análise dos jurados..