(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FDA expande triagem para verificação do vírus zika em bolsas de sangue dos EUA


postado em 26/08/2016 17:37

Washington, 26 - Todos os bancos de sangue dos EUA começaram nesta sexta-feira uma triagem para verificar a presença do vírus zika, um grande plano destinado a proteger as pessoas de uma possível contaminação por meio de transfusões, informou hoje a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.

Inicialmente, a triagem do sangue era feita apenas em partes da Flórida e em Porto Rico, regiões onde há transmissão local. Agora, a triagem se estenderá primeiramente para os estados ao longo da Costa do Golfo e alguns outros.

"Há ainda muita incerteza sobre a natureza e extensão da transmissão do vírus zika", disse um médico da FDA. "Neste momento, a recomendação é para fazer o teste em todo o sangue, para garantir que está seguro e disponível para todos os indivíduos que precisarem de transfusão".

Atualmente, os bancos de sangue já testam as doações para os vírus HIV, hepatite, vírus do Nilo Ocidental e outros vírus transmitidos pelo sangue. O vírus zika permanece no sangue por cerca de uma semana, mas acredita-se que o vírus permaneça em outros fluidos por mais tempo.

Recentemente, o vírus zika foi encontrado em uma bolsa de sangue que ainda estava em quarentena, o que foi possível interceptá-la. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)