(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Expedição Cultural abre as cortinas

Concurso que incentiva a diversidade de interpretação pelo país avança e público elege os 10 grupos que vão ter seus ensaios desvendados pela reportagem do EM. Próxima etapa é a participação popular com frases sobre as artes cênicas


postado em 24/07/2016 06:00 / atualizado em 29/07/2016 14:07

Teatro é sempre assim: numa plateia diversa, cada um reage de um jeito. No mesmo espetáculo, haverá quem morra de rir ou quem, simplesmente, não achará graça alguma, quem derrame lágrimas ou quem não se emocione. Mas, incólume, não passará. A magia e os meandros dessa arte são as próximas fases do concurso Expedição Cultural Estado de Minas, cujo objetivo é incentivar as diferentes manifestações cênicas do Brasil. O público decidiu e elegeu, num universo de 24 companhias do país selecionadas pela premiação, 10 grupos de dança e teatro para ter seu dia a dia de ensaios e apresentações documentados pelos jornalistas dos Diários Associados. E a participação popular não para por aí. Os internautas têm até setembro para enviar frases ou textos de estímulo às artes cênicas.

O concurso é promovido pela Fundação Assis Chateaubriand, com o patrocínio da Petrobras. Cada um dos 10 vencedores vai ganhar um perfil em uma edição da revista Expedição Cultural, que será lançada no fim deste ano. A lista de indicados foi elaborada por profissionais das duas empresas. A votação foi feita exclusivamente pela internet, no site www.expedicaocultural.com.br. Foram 7.776 votos, que definiram uma escolha baseada na diversidade – do hip-hop ao teatro de bonecos, do clássico ao contemporâneo. Os escolhidos foram os grupos Trupe de Truões, Impacto de Dança, Galpão, Corpo, Cia Luna Lunera e Pigmalião Escultura Que Mexe, de Minas Gerais; Cia Nu Escuro, de Goiás; Armazém Companhia de Teatro e Nós do Morro, do Rio de Janeiro; Grupo de Teatro Alfenim, da Paraíba.

A disputa foi acirrada, tendo as redes sociais como uma grande aliada dos 24 grupos concorrentes nos pedidos por votos. O site da Expedição Cultural teve mais de 42 mil visualizações de página e mais de 12 mil visitantes únicos. Além do Brasil, foi acessado em 34 países, entre eles, África do Sul, Alemanha, China, Dinamarca, Noruega, Sérvia e Quênia.

A Expedição Cultural tem várias fases e, além de eleger as companhias, os internautas também podem ser premiados. Os interessados devem enviar, até 11 de setembro, uma frase ou um texto de estímulo às artes cênicas (uma pessoa pode enviar quantas frases quiser). Uma comissão julgadora vai eleger as melhores frases que vão para votação popular no site – essa última etapa vai ocorrer entre 18 de setembro e 16 de outubro.

O vencedor vai ganhar uma viagem com acompanhante para o Rio de Janeiro ou São Paulo (a escolha é do ganhador) com todas as despesas pagas, incluindo passagem, hospedagem, refeição, city tour, convite para um espetáculo de teatro ou dança e visita a museus e centros históricos.

Esta é a quinta edição do concurso. Nas duas primeiras, o projeto fez uma fascinante expedição pelo Brasil, apresentado ao público importantes patrimônios históricos do país. Já na terceira e na quarta edições, a Expedição Cultural fez uma viagem aos bastidores das artes cênicas. Vinte grupos de destaque foram eleitos por votação popular e estrelaram nas revistas Expedição Cultural Estado de Minas. A frase ganhadora da última edição é de Fabiana Silva, de Ouro Branco, na Região Central de Minas: “Viver é uma arte, arte é o espetáculo e o melhor espetáculo é a vida. A  cada peça de teatro veja e sinta o melhor desse ciclo e se encante nessa magia!”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)