Ciclovia deveria estar presa às vigas de apoio, diz engenheiro

As buscas pela terceira vítima, que seria uma mulher, estão sendo feitas por 130 homens

Pelos menos duas pessoas morreram em desabamento de pista de ciclistas. Obra custou R$ 44 milhões e foi inaugurada em janeiro passado - Foto: AFP / CHRISTOPHE SIMON

 

A Ciclovia Tim Maia deveria estar presa às vigas de apoio, e não apenas encaixada sobre as estruturas, afirma o engenheiro Paulo Cesar Rosman, especialista em obras costeiras e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). "Se estivesse engastada, aparafusada à viga, a ciclovia não seria suspensa pela força da onda. Poderia até rachar, mas não seria deslocada como um todo. Se quem projetou não previu que as ondas poderiam atingir a ciclovia por baixo, foi uma falha de projeto."

Segundo Rosman, a ciclovia foi atingida por uma onda longa, de 15 segundos, ante os 8 segundos costumeiros. "Uma onda de 15 segundos tem quase 8 segundos para subir e outro tanto para descer. Ela vai a alturas bem maiores; ali, ela ultrapassou os 3 metros. As ondas de hoje (ontem) não tinham nada de extraordinário. São ondas comuns para esta época do ano."

Rosman também ressalta que há métodos para calcular a força das ondas, que consideram se o costão é suave ou íngreme.

"Uma plataforma que pode receber impacto de onda por baixo não deve ser toda fechada, mas sim em treliça, para que a água passe pelos buracos. Se a ciclovia tivesse o piso em treliça metálica de alumínio, toda vazada, a água entraria por baixo e geraria menos força."

Resistência
O engenheiro Raul Rosas, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-SP), também aponta para um "arrancamento" da pista dos seus pilares. "A concepção começa com estudo urbanístico e arquitetônico. Compete aos engenheiros dar a essa estrutura a solidez, a resistência necessária e prever possíveis ações que vão incidir sobre ela."

Rosas destaca ainda o aspecto geológico. "No entanto, esse não parece ter sido problema. Temos rocha de boa qualidade e a fundação e os pilares resistiram perfeitamente. A causa ainda vai ser investigada", disse, em entrevista à GloboNews.

Segundo o engenheiro, o projeto deveria levar em conta o peso da estrutura e as cargas que a ciclovia receberia: ciclistas, vento e força das ondas.

 

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