(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sisu: 20 cursos da USP estão sem nota de corte


postado em 14/01/2016 17:19

São Paulo, 14 - Por exigir notas mínimas muito altas, 20 opções de cursos da Universidade de São Paulo (USP) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) chegaram ao último dia de inscrições sem nota de corte. Isso significa que nenhum candidato interessado conseguiu alcançar os critérios mínimos impostos pela USP - em alguns casos de até 700 pontos no Enem. Esses cursos reúnem 262 vagas, que estão, até agora, sem perspectivas de serem preenchidas.

Os 20 cursos sem nota de corte representam 14% das carreiras oferecidas pela USP no Sisu. Desses, 16 são voltados para alunos de escolas públicas, sendo dois deles para pretos, pardos e indígenas. Os outros quatro são de ampla concorrência.

Na última sexta-feira, 8, o jornal O Estado de S.Paulo publicou reportagem indicando que havia notas mínimas muito altas. As onze carreiras que exigem notas mínimas de 700 e as cinco com mínimos de 650, anotados pela reportagem, estão sem candidatos gabaritados para preencher as vagas. Outras três carreiras que exigem notas mínimas de 600 também estão sem nota de corte.

Os dados do Sisu foram tabulados pela Evolucional, empresa de tecnologia da educação, especialmente para a reportagem. No ano passado, só 19 carreiras das 5,5 mil disponíveis no Sisu exigiam mínimo de 600 - nenhuma exigia 700, como fez a USP. Além disso, apenas 23% das carreiras tiveram, ao fim do processo, nota de corte superior a 700 pontos.

Na semana passada, a reitoria da USP não respondeu aos questionamentos da USP. A professora Elizabeth Balbachevsky defendeu, entretanto, que as exigências mínimas seriam irrelevantes. "A nota de corte já deve ser bastante alta, independente do mínimo, por causa da forte concorrência", completa.

A reportagem entrou em contato com a USP mas até agora não obteve resposta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)