(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pais tentam 'driblar' alta de mensalidades


postado em 14/12/2015 10:37

São Paulo, 14 - Antes mesmo de o ano virar, famílias começam a fazer as contas para encaixar as mensalidades escolares no orçamento. Levantamento do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp) mostra que o aumento médio das mensalidades no Estado ficou em 12%. Na capital, pesquisa feita pela reportagem em 20 escolas particulares mostra que o reajuste ficará em 14%. Os aumentos estão acima da inflação - o acumulado dos últimos 12 meses chegou a 10,48% em novembro, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

"As escolas sabem que não podem fazer um reajuste muito alto, caso contrário, perderão alunos. Mas o contexto financeiro deste ano e a perspectiva para o próximo fizeram com que a alta ficasse um pouco acima da inflação", afirma Benjamin Ribeiro Silva, presidente do Sieeesp.

Para Silva, os custos das escolas foram influenciados pelo o aumento de salários dos professores, de 11%; dos serviços (como manutenção), em 12%; e o reajuste das tarifas de água e luz. "O mercado de escolas particulares é muito consolidado, os pais não aceitam reajustes abusivos. Se sentem que isso aconteceu, eles trocam de escola", diz.

Dessa forma, a melhor saída ainda é negociar com o colégio - além de tentar economizar com outros itens, como material escolar e uniformes.

Com dois filhos matriculados no colégio Santa Maria, no Jardim Marajoara, zona sul da capital, Luciana Grandmaison, de 43 anos, diz que economizar com os gastos educacionais já se tornou um hábito na família, mas sem prejudicar a qualidade do ensino dos filhos. Desempregada há um ano, ela planeja procurar a escola para conseguir um desconto nas mensalidades, que para o próximo ano terão reajuste de 14%.

"Gosto muito da escola e os meninos também. Mas estou preocupada com o próximo ano. Nossa prioridade é a educação deles, por isso, vou tentar negociar", conta.

Ações

As escolas também ajudam a dar uma mãozinha no orçamento com ações para a troca de materiais escolares e até de uniformes. Luciana disse que o bazar de livros no colégio Santa Maria já a ajudou a economizar muito com os dois filhos.

"No ano passado, de uma lista de 24 livros que precisava comprar para um dos meus filhos, 19 eu encontrei no bazar. Paguei R$ 3 por livros que custariam mais de R$ 50. Também não compro uniformes para os meninos mais, só troco."

Na escola Santi, no Paraíso, zona sul, a direção também promove uma feira para a troca de materiais e uniformes. Cada aluno pode trazer suas peças, em bom estado, e depositá-las nos postos de arrecadação. De acordo com a direção, a feira estimula os alunos e pais a pensarem de forma sustentável.

Seguro

Prevendo uma piora no cenário econômico, o colégio Humboldt, em Interlagos, na zona sul de São Paulo, incorporou o seguro-desemprego na mensalidade de todos os alunos - antes, era opcional. O reajuste lá foi de 12,6%.

O seguro pode ser acionado por até seis meses, caso um dos responsáveis pela criança fique desempregado, por exemplo. Neste ano, apenas sete pais acionaram o instrumento.

"O número foi baixo, mas, para o próximo ano, esperamos que aumente um pouco, porque há um acúmulo dos reflexos da crise para as famílias. Mas não nos preocupamos, porque temos o seguro e não devemos ter problema com a inadimplência", diz Harold Groenitz, diretor executivo do Humboldt.

De acordo com levantamento do Sieeesp, a inadimplência média no Estado em 2015 foi a maior dos últimos cinco anos. Em setembro, dado mais atual, 8,82% dos pais estavam com mensalidades atrasadas. No mesmo mês do ano passado, o índice era de 7,44%.

As informações são do jornal

O Estado de S. Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)