(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pesticida reduz capacidade de polinização


postado em 20/11/2015 12:31

São Paulo, 20 - Colônias de abelhas sem ferrão expostas a pesticidas neonicotinoides reduzem a capacidade de polinizar culturas agrícolas, de acordo com um novo estudo publicado na quinta-feira, 19, na revista Nature. Esse tipo de pesticida - o mais usado no mundo - foi banido na Europa desde 2013, depois de diversos estudos terem deixado cada vez mais claro que sua aplicação afeta o comportamento e a reprodução.

As pesquisas feitas até agora, no entanto, avaliavam apenas os efeitos dos pesticidas na mortalidade de abelhas, enquanto o novo estudo mostrou seus impactos nos importantes serviços de polinização que elas fornecem.

As abelhas são responsáveis por polinizar mais de 50% das plantas das florestas tropicais, 80% das do Cerrado e 73% de todas as culturas agrícolas do mundo, de acordo com o projeto Polinizadores do Brasil, finalizado em outubro, com o envolvimento de cientistas de 18 instituições, sob coordenação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Experimentos realizados pelo projeto mostraram que a presença das abelhas aumenta a polinização - e, consequentemente, a produtividade - de várias culturas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)