Rio, 23 - Ao menos dois motoristas da viação Braso, que faz os principais itinerários entre as zonas norte e sul do Rio, demitiram-se desde a segunda-feira, 21, com medo das gangues que saem de subúrbios em ônibus e vão às praias, onde fazem arrastões e roubos.
Motorista desde 1979, José Jurandir da Silva, de 61 anos, dirigiu ônibus na Baixada Fluminense nos últimos 30 anos. Há três meses trabalhava na linha 474, que liga o bairro pobre do Jacaré (zona norte) ao Jardim de Alah, canal que separa Ipanema e Leblon, na zona sul. O medo o fez pedir demissão. "É a pior de todas (as linhas) em que eu já trabalhei", desabafou.
O último dia de trabalho foi no sábado. Silva conta que o ônibus lota logo nos primeiros pontos de parada, embora o número de pagantes não alcance cinco pessoas. Os jovens praticam assaltos também durante a semana. A gota d'água foi há uma semana. Silva disse que, no fim da tarde, parou no último ponto, em Copacabana, para uma mulher subir.
As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo..