São Paulo – Mais de 12 mil pessoas acompanham neste sábado, na Arena Palmeiras, a final do Campeonato Brasileiro de League of Legends, game para computador mais jogado no mundo e que é disputado entre duas equipes num combate em tempo real num cenários que envolvem muita estratégia, magias e atenção. O torneio, transmitido para mais 10 mil pessoas que ocuparam 40 salas de cinema no país, além dos incontáveis torcedores via internet, vale uma vaga para disputar o Campeonato Mundial do game, que no ano passado pagou mais de US$ 2 milhões aos vencedores.
Fãs chegaram cedo ao ginásio. Vestidos com fantasias inspiradas em personagens do game de computador, milhares de torcedores ocupam as arquibancadas de olho nos megatelões que transmitem as partidas da decisão entre as equipes de jogadores da INTZ e da paiN Gaming.
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Final de League of Legends em São PauloFinal de League of Legends agita Arena Palmeiras, em São PauloAtletas de game on-line disputam final de Campeonato Brasileiro neste sábadoBatalha em tempo realEquipe paiN Gaming sai vencedora e garante vaga no mundial de League of LegendsPara Fábio Massuda, gerente-sênior da Riot Games no Brasil, empresa responsável por League of Legends, o sucesso do e-sport tem relação direta com a paixão dos torcedores pelo esporte e seus atletas. "É a forma pura de apreciação do esporte, com todos os elementos que um grande esporte deve ter: paixão, grande torcida, estratégia de equipe e confraternização", comenta. Nos Estados Unidos, o e-sport e seus atletas têm o reconhecimento oficial do governo como atividade esportiva.
O League of Legends foi lançado em 2009 pela desenvolvedora Riot Games, com sede no estado norte-americano da Califórnia. No Brasil, chegou oficialmente em 2012 e, desde então, tem conquistado cada vez mais fãs de jogos multiplayer de estratégia em tempo real.