(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escolas de SP dominam lista de melhores do País nas notas do Enem


postado em 05/08/2015 12:37

São Paulo, 05 - Assim como já ocorreu nos anos anteriores, escolas de São Paulo, Estado mais rico do País, dominaram a lista de melhores do País nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Entre as cem escolas com as maiores médias, 29 são paulistas. Os dados do Enem por escola foram divulgados nesta quarta-feira, 5, pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável por aplicar a prova, e tabulados pela reportagem. Foram divulgados os resultados de 10.615 escolas, onde quase 1,296 milhão de estudantes fizeram o exame no ano passado.

O ranking considera a média das provas objetivas - Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Pelo quarto ano consecutivo, o Colégio Objetivo Integrado, na região central da cidade, apareceu em primeiro lugar, com média de 742,96 pontos.

O resultado de São Paulo é próximo ao registrado na edição anterior do exame, quando 28 paulistas ficaram no top 100. Das 29 paulistas que foram melhor desta vez, 14 são colégios pequenos, com menos de 90 alunos no fim do ensino médio.

Entre as unidades de grande porte, a maior média pertence ao Colégio Móbile, em Moema, na zona sul da capital, que registrou 700,84 pontos. Todas são de nível socioeconômico alto ou muito alto, segundo os parâmetros do próprio Inep, exceto aquelas cujas informações estão incompletas.

Se levar em conta apenas a média dos 30 melhores alunos de cada escola, quem aparece em primeiro no ranking do País é o Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte. A nota desse grupo na parte objetiva foi de 810,21.

No top 100 da parte objetiva da prova, apenas sete colégios são públicos - todos esses ligados ao Exército ou a universidades federais. Sem as particulares, a melhor colocada é a escola de ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória, com média de 700,30 pontos. A instituição capixaba ficou em 24º lugar.

Redação

No ranking das 100 melhores escolas na nota de redação, também há 29 colégios de São Paulo. Os paulistas, porém, ficaram longe do topo dessa lista. O primeiro aparece apenas no 29º lugar: o Colégio Pentágono, em Perdizes, zona oeste da capital, que fez 804,80 pontos. O campeão nesse recorte foi o tradicional Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, cujos alunos garantiram média de 886,56 pontos.

Já a escola pública de melhor desempenho na redação do Enem 2014 foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). A unidade, em oitavo lugar, teve 843,85 pontos de média. Outras três públicas - todas federais - aparecem no top 100.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)