Jornal Estado de Minas

Integrantes do MST ocupam fazenda perto de Brasília

AgĂȘncia Brasil
Cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam fazenda nas proximidades da BR-080, em Brazlândia, a 45 quilômetros de Brasília. Eles reivindicam a desapropriação do terreno com cerca de 40 hectares, que fica na Colônia Agrícola Alexandre Gusmão, para assentamento das famílias.
“Nossa discussão é que a área seja destinada à criação de um assentamento para as famílias”, disse à Agência Brasil o coordenador estadual do MST no DF, Edmar Fernandes.

Segundo o movimento, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) considera a área como disponível para assentamento. As famílias chegaram ao terreno por volta das 4h40, quando começaram a montar o acampamento.

Fernandes ressaltou que a ocupação é pacífica e que o movimento espera um retorno do Incra na segunda-feira (6). “Essa área é reivindicada por uma pessoa, mas o Incra indeferiu o seu pedido de posse, esperamos que na segunda-feira apareça alguém aqui para dialogar com a gente”, disse.

Esta é a terceira vez que os integrantes do movimentam ocupam a propriedade. A reportagem da Agência Brasil ligou para o número de telefone disponível no site do Incra, mas ninguém atendeu à ligação.