Jornal Estado de Minas

Vídeo em que policial agride mulher em agência bancária divide opiniões na web; assista

Claudia Vieira Moss, que tem algo semelhante a um pino no braço, foi jogada no chão depois de se recusar a sair da porta giratória. Caso aconteceu em agosto do ano passado, mas as imagens foram ao ar no último fim de semana

Correio Braziliense


“Vou contar até dez para não arrancar a senhora daí”.
A fala é de um policial militar, minutos antes de puxar uma mulher pelo braço e jogá-la no chão de uma agência bancária. A confusão é mostrada em um vídeo publicado no YouTube, no último sábado, e já tem mais de 200 mil visualizações. O desentendimento começou quando a mulher, identificada como Cláudia Vieira Moss, foi impedida de entrar na agência e se recusou a sair da porta giratória.

Um policial militar, identificado como soldado Aquino, foi chamado pela mulher para garantir-lhe o direito de entrar na agência, na Vila Olímpia. A mulher, que tem algo semelhante a um pino de metal no braço, foi impedida de entrar na agência pelo gerente, segundo informações da Radio Família, mesmo após mostrar a bolsa algumas vezes e explicar sua situação.

“Eu estou lhe dando uma ordem”, gritou o policial pouco depois da agressão. Um outro policial, percebendo que o colega estava alterado, ainda tentou acalmá-lo, mas sem efeito. Alguns clientes no local se manifestaram contra a ação do policial e tentaram defendê-la. Na Internet, a ação dividiu a opinião dos internautas.
Alguns apoiam a ação do policial e dizem que o fato não teria acontecido, caso a mulher tivesse obedecido a ordem do militar. Outros, alegam que nada justifica a violência.

Segundo a Polícia Militar de São Paulo, apesar do vídeo viralizar na web apenas agora, o caso é de agosto do ano passado. Em nota, a Secretaria de Segurança do estado afirmou que a conduta do policial foi “inadmissível” e que ele foi exonerado em outubro. Já a assessoria do banco se limitou a dizer que o caso “foi objeto de apuração das autoridades policiais”.
- Foto: .