(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eventos vão marcar dia de São Sebastião, padroeiro do Rio


postado em 19/01/2015 19:37

Rio de Janeiro, 19 - Uma maratona, uma encenação teatral em formato de musical e uma procissão com a imagem histórica de São Sebastião são algumas das atividades oficiais previstas para esta terça-feira (20), dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. A cidade completa 450 anos de fundação em março. De acordo com a Arquidiocese, será a segunda vez desde 1958 que a imagem de São Sebastião deixará a Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, zona norte do Rio - a primeira foi por ocasião dos 500 anos do descobrimento, em 2000. Ela será levada até a Catedral Metropolitana, no centro.

O Igreja dos Capuchinhos, que guarda os restos mortais de Estácio de Sá, fundador da cidade, será elevada pelo arcebispo Orani Tempesta nesta terça-feira à condição de Santuário Arquidiocesano. "É o reconhecimento da importância da paróquia como lugar de peregrinação", disse o cardeal.

Uma missa está prevista para as 10 horas no local. À tarde, por volta das 16 horas, uma procissão percorrerá quatro quilômetros até a Catedral. No Estácio, 450 crianças cariocas soltarão balões vermelhos e brancos. Durante o trajeto, o grupo também será recebido na Praça da Apoteose por ritmistas de escolas de samba.

Em um palco montado do lado de fora da Catedral será encenado o Auto de São Sebastião, com a participação de 20 atores e 8 bailarinos interpretando personagens como D. João VI e Napoleão Bonaparte, entre outros. A corrida de São Sebastião, no Aterro do Flamengo, zona sul, terá início às 7h30. De acordo com a Arquidiocese, exame realizado sob coordenação da química Cristiane Calza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), confirmou que a madeira na qual a imagem de São Sebastião foi esculpida é do século XVI, o que "torna plausível a hipótese de a imagem ter sido trazida por Estácio de Sá, de Portugal, com os primeiros colonizadores europeus".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)