Ao jornal
O Estado de S. Paulo
, Carlos Gilberto Carlotti Junior, diretor da FMRP, disse que a diretoria tomou providências em ambas as situações. Os episódios devem ser discutidos nesta terça-feira, 25, na segunda audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Alesp) sobre denúncias de estupros na USP. Carlotti Junior já confirmou presença. Alunos da faculdade também foram chamados.
Embora a primeira queixa tenha sido registrada fora da escola, de acordo com o diretor, duas comissões foram montadas.
O segundo caso, conforme a denúncia, aconteceu por volta de 16 horas, em local pouco frequentado do câmpus. Além da apuração policial, a diretoria instalou outra comissão, formada por dois docentes e um procurador da USP, para investigar o fato. Os envolvidos e colegas tiveram suporte psicológico da faculdade, segundo a direção.
Carlotti Junior ainda afirmou que os dois problemas foram levados à Congregação, instância máxima da faculdade. O órgão, disse ele, "entendeu que foram conduzidos de modo adequado pela diretoria". Ele também reafirma que nenhuma queixa está relacionada a festas estudantis.
A Comissão de Direitos Humanos pretende questionar Carlotti Junior sobre a apuração de denúncias e o controle de festas na unidade. Em relação à possibilidade de suspender festas na FMRP, o diretor disse que o assunto será tratado em reunião de docentes, funcionários e alunos. Neste mês, um hino da bateria da FMRP já havia sido alvo de críticas na Alesp por ser considerado machista, racista e homofóbico.
Ausência
Já o diretor da Faculdade de Medicina na capital, José Otávio Costa Auler Junior, convidado novamente pela comissão, já disse que não vai. Ele espera a reunião da Congregação, que será feita amanhã, para se manifestar.
A Congregação deverá definir as principais medidas a serem tomadas pela FMUSP para coibir atos de violência. Auler Junior se colocou à disposição da comissão para ir à próxima audiência. O Ministério Público investiga ao menos oito casos de estupro na unidade.
As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo..