A medida integra um pacote de ações previsto pela gestão Fernando Haddad (PT) para incentivar e fiscalizar a obediência ao direito dos ciclistas. Até o fim de 2015, a Prefeitura planeja entregar 400 km de ciclovias - até ontem, a capital paulista apresentava 180,3 km. Além disso, guardas-civis metropolitanos (GCMs) passarão a fiscalizar infrações de regras de trânsito que coloquem os ciclistas em risco, em especial nas vias exclusivas.
De acordo com o comunicado publicado pela companhia, as bicicletas deverão ter bagageiro traseiro tubular em aço ou alumínio com capacidade para, no mínimo, 30 quilos, bem como equipamentos de segurança, como espelho retrovisor "com haste curta", campainha, refletores dianteiro e traseiro na campainha, no para-lama, nas rodas e nos pedais.
É a primeira vez que tantas bicicletas passam a ser usadas por fiscais de trânsito de São Paulo. Há alguns anos, a CET já havia adquirido bikes para os agentes fiscalizarem o cumprimento da Zona Azul no Parque do Ibirapuera, na zona sul. O número de bicicletas, porém, ainda será pequeno diante da quantidade de agentes da companhia: são 1.856, segundo a CET.
Daniel Guth, diretor de participação da Ciclocidade, associação dos ciclistas urbanos de São Paulo, acredita que a medida ajuda a legitimar o uso da bicicleta no trânsito. "É um recado à sociedade de que a bicicleta tem de estar na rua com segurança e conforto.