(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Bom senso' resolverá crise hídrica, afirma Pezão

Governador do Rio citou que audiência de conciliação sobre abastecimento do Cantareira pode ajudar a resolver crise hídrica de São Paulo


postado em 10/11/2014 17:01 / atualizado em 10/11/2014 17:08

Rio, 10 - O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse nesta segunda-feira, 10, que acredita num "consenso com bom senso" para resolver a crise hídrica pela qual passa São Paulo. Ele citou a audiência de conciliação sobre o abastecimento do Sistema Cantareira, marcada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux para o fim desse mês, como um caminho para se chegar a um acordo entre Rio, São Paulo e Minas acerca da captação de águas do Rio Paraíba do Sul, que banha os três Estados.

"Estamos aguardando a nota técnica da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre o assunto. A mesa de entendimento é o melhor lugar pra chegarmos a um denominador comum, já que o rio é de regulação federal", afirmou Pezão. Foram convidados representantes da ANA e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O ministro convocou a reunião ao determinar a proibição à ANA de autorizar o Estado de São Paulo a realizar as obras para a captação.

A ação era do Ministério Público Federal, que argumentou que as manobras oferecem riscos ao meio ambiente e à vida da população dos três Estados. Para o MP, as intervenções devem ser precedidas de estudos de impacto ambiental do Ibama e consulta pública à sociedade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)