Segundo ele, o projeto funcional de boa parte das pontes das Marginais do Tietê e do Pinheiros já está pronto.
"Já acionamos a CET para fazer um estudo e já tem o projeto funcional de grande parte das pontes, no sentido de fazer com que o ciclista possa cruzar as pontes de forma segura e segregada. Então, esse projeto nós vamos apresentar para o prefeito e, em breve, vamos anunciar como o ciclista deve proceder para atravessar as pontes na cidade, principalmente as dos Rios Pinheiros e Tietê", afirmou o secretário.
A sinalização específica para bicicletas em pontes e viadutos paulistanos é uma das reivindicações mais antigas dos cicloativistas de São Paulo. Como não têm semáforos (e, em muitos casos, nem sequer faixas de travessia para pedestres), as pontes das marginais são hostis ao trânsito de tudo o que não for carro, moto, ônibus ou caminhão.
Gargalos
Para a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), os viadutos são um dos principais gargalos de mobilidade em São Paulo. A entidade iniciou o projeto "Adote uma ponte", como parte da Semana Nacional de Mobilidade e do Dia Mundial sem Carro, celebrada na semana passada. Com mais de 20 viadutos mapeados, a intenção é discutir projetos para ciclistas nas estruturas. A associação também pendurou faixas em viadutos de São Paulo.
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