Jornal Estado de Minas

Rio: 20 mil farão segurança em dias de jogos no Maracanã

De acordo com subsecretário do governo, Copa será "a maior operação de segurança da história do Rio"

Marinha faz treinamento antiterrorista na costa do Rio de Janeiro. Militares em prontidão durante a Copa - Foto: VANDERLEI ALMEIDA/AFP

Forças de segurança vão mobilizar até 20 mil pessoas no Rio de Janeiro em dias de jogo no Maracanã durante a Copa do Mundo. O número foi divulgado nesta terça-feira, 20, por representantes dos governos federal, estadual e municipal reunidos no Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), no centro da capital.

A greve de policiais prevista para esta quarta-feira, a possibilidade de protestos durante a Copa e o aumento dos indicadores de criminalidade no Estado não foram mencionados na apresentação de 1h30 do plano de segurança feita pelos nove representantes. Depois, em entrevista coletiva, o subsecretário estadual de Grandes Eventos, Roberto Azir, minimizou a possibilidade de uma greve generalizada de policiais no Rio. "O ambiente não é propício", avaliou. Segundo Azir, o plano para a Copa será a "maior operação de segurança da história do Rio". Sobre a possibilidade de grandes manifestações, como ocorreu durante a Copa das Confederações, em junho, o representante da secretaria de Segurança disse acreditar que "o cenário será menos antagônico".

"A análise é que o clima na Copa será mais ameno do que foi na das Confederações, mas planos de contingência serão acionados em caso de acirramento", disse o delegado federal Anderson Bichara, coordenador do CICC do Rio. Exército, Marinha e Aeronáutica vão mobilizar 5,3 mil homens para atuar como força de contingência, que será empregada caso haja pedido do governo do Estado e autorização da presidente Dilma Rousseff. Quatro seleções ficarão hospedadas no Estado: Brasil, Inglaterra, Holanda e Itália.

Em resposta a uma pergunta feita pela correspondente do jornal The Guardian sobre o fato de a seleção inglesa ficar hospedada perto da Rocinha, o chefe do setor de Planejamento da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Rocha, disse que poderá ser reforçado o efetivo da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela durante os jogos.
O CICC será acionado a partir de sexta, 23. Todos os acessos ao Maracanã e o entorno do estádio serão monitorados 24 horas por dia..