Jornal Estado de Minas

Brasileiros são os que mais temem ser torturados pela polícia

Oito em cada 10 brasileiros temem ser vítimas de tortura em caso de detenção por autoridades policiais.
É o que aponta um estudo divulgado ontem pela Anistia Internacional. O país lidera o ranking mundial nesse quesito. O levantamento ouviu 21 mil pessoas em 21 países de todo o mundo e concluiu que os brasileiros são aqueles que mais temem serem torturados por forças policiais. Numa média global, 44% dos entrevistados disseram que não estão salvos da tortura caso forem detidos em seus países de origem. Além do Brasil, o México (64%), a Turquia e o Paquistão (58%) completam o ranking dos três mais temerosos.

A divulgação dessa pesquisa veio acompanhada da campanha Stop Torture, que tem como objetivo chamar a atenção dos governos e mobilizar a população para pôr fim à tortura. O relatório da campanha cita alguns casos específicos de tortura e relembra o caso do pedreiro Amarildo, no Rio de Janeiro. “A investigação conduzida pelas autoridades concluiu que ele morreu em consequência da tortura a que foi submetido no prédio da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), na Rocinha, depois de ser preso ilegalmente para averiguação”, informou o relatório.
Dois policiais, incluindo o comandante da UPP, foram indiciados e estão presos.

Crescimento
O relatório ainda disse que os relatos de abusos policiais cresceram durante a onda de protestos que atingiu o Brasil no ano passado. “O abuso das autoridades é uma rotina na política de segurança pública em países como Chile, México, Venezuela. No Brasil, os relatos de abusos aumentaram durante os protestos em junho de 2013 e também em ações militares em favelas de grandes cidades como o Rio de Janeiro.” Para a Anistia Internacional, os casos de tortura, principalmente em países das Américas, ocorre devido à deficiência do sistema judiciário que não pune como deve as pessoas envolvidas..