(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Detran do PR incluirá questões sobre ciclismo em exame


postado em 14/04/2014 19:07

Curitiba, 14 - O governo paranaense acatou a sugestão de uma comissão ligada ao ciclismo e deve incluir questões sobre o tema (bicicletas) nos exames teóricos de direção do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). Serão matérias relativas à Legislação de trânsito que envolverão diretamente ciclistas e bicicletas e exigirá do candidato à primeira habilitação algum tipo de conhecimento sobre o assunto. De um total de 30 perguntas que compõem a prova, ao menos uma será direcionada ao ciclismo.

Para efetivar a ideia, surgida de reuniões com representantes de ciclistas e da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu), foi constituída nesta segunda-feira, 14, uma comissão interinstitucional integrada por técnicos das Coordenadorias de Habilitação e de Educação para o Trânsito no Detran, para elaborar perguntas.

"Recebemos a sugestão dos próprios ciclistas e entendemos que é um assunto de extrema importância no cuidado com a vida e para a segurança no trânsito. A mudança, com certeza, vai gerar um efeito muito positivo, principalmente porque envolverá também os Centros de Formação de Condutores", explicou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, por meio da assessoria.

Segundo dados do Detran, atualmente das 1540 perguntas que compõem o banco de questões do teste, apenas 22 são referentes ao comportamento dos motoristas em relação aos ciclistas. Para fazer a primeira carteira de motorista, é preciso que o candidato acerte no mínimo 21 perguntas de 30, sorteadas aleatoriamente. Os questionamentos se referem a temas como legislação, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica, meio ambiente e cidadania.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)