Outro projeto que ainda não deslanchou é o da Linha 18-Bronze, um monotrilho que conectará a capital paulista a municípios do Grande ABC, como São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. A licitação do ramal foi postergada em cerca de duas semanas - as propostas para a construção do ramal devem ser enviadas para a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos no próximo dia 16. A Linha 17-Ouro, que também é um monotrilho, está em construção na zona sul da capital.
Esses três trechos estão identificados no mapa divulgado no site do Metrô como "em implantação", assim como a Linha 15-Prata (monotrilho da zona leste) e o trecho central da Linha 17-Ouro, que está em obras desde 2012, assim como a fase dois da Linha 4-Amarela e a extensão leste da Linha 5-Lilás. Por enquanto, são essas as únicas linhas do Metrô que já têm obras físicas.
PPP.
A Linha 6-Laranja, a primeira a ser totalmente construída e operada pela iniciativa privada, por meio de uma parceria público-privada (PPP), também figura como "em implantação", embora as demolições de imóveis para a sua construção, nas zonas norte, oeste e central da cidade de São Paulo ainda não tenham começado. Em um ano em que São Paulo sedia, em junho, a abertura da Copa do Mundo de futebol, o que atrairá turistas estrangeiros para a cidade, o mapa, em sua versão em inglês, descreve todas essas linhas - mesmo as que ainda não têm obras físicas - como "under construction" (na tradução literal: "em construção").
Em nota, a assessoria de imprensa do Metrô informou que a ilustração do mapa "mostra claramente quais linhas estão efetivamente em operação (cores cheias) e quais estão em implantação (pontilhadas)". A empresa, porém, não informou por que os pontilhados mostram tanto trechos de linhas que já estão em obras quanto outros que ainda não começaram a ser construídos..