(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nível do Sistema Cantareira cai para 13,4%


postado em 31/03/2014 11:07

São Paulo, 31 - O índice que mede o volume de água armazenado no Sistema Cantareira caiu 0,1 ponto porcentual nesta segunda-feira, para 13,4% da capacidade, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Essa é pior marca já registrada desde o início da operação do sistema, em 1974.

A queda acontece mesmo após o volume de chuvas ter ultrapassado a média prevista para o mês. Ao longo do final de semana, choveu pouco mais de 20 milímetros sobre a região do Cantareira (na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais). Com isso, a pluviometria acumulada no mês de março chegou a 193,3 mm, volume 5% superior à média histórica de 184,1 mm.

Já o sistema Alto Tietê, que desde janeiro passou a abastecer parte da zona leste da capital paulista, antes atendida pelo Cantareira, apresentou uma ligeira recuperação, passando de 37,4% para 37,6%.

Visando garantir o abastecimento de água na Grande São Paulo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, anunciaram há pouco a ampliação da área contemplada pelo programa de descontos nas tarifas de água e esgoto. O bônus de 30% na conta, que era voltado exclusivamente às regiões abastecidas pelo sistema Cantareira, passa a valer para todos os 31 municípios da região metropolitana atendidos pela concessionária.

A meta é ampliar a economia de água gerada pelo benefício. Hoje, o programar reduziu o consumo em 4 metros cúbicos por segundo. Segundo Dilma, com a ampliação do bônus, a expectativa é chegar a uma diminuição de 6 m?/s.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)